gerenciamento de residuos                    
       
6 Fevereiro
3 min de leitura

Vertown e ALE Combustíveis: parceria otimiza a gestão de resíduos da quarta maior distribuidora do Brasil.

cover image
Entenda como a Plataforma da Vertown contribui para tornar o gerenciamento de resíduos da ALE Combustíveis mais eficiente/Foto: Divulgação/ALE Combustíveis
Vertown e ALE Combustíveis

Há 25 anos no mercado, a ALE Combustíveis é a quarta maior distribuidora do Brasil. Atuando em todo o território nacional por meio de uma rede de mais de 1.500 postos, a companhia conta, atualmente, com 47 unidades (entre administrativas e operacionais).

Em 2017, teve início a parceria entre a ALE Combustíveis e a Vertown, a plataforma número 1 em gestão de resíduos em todo o Brasil. Desde então, a distribuidora tem colhido bons frutos nesse segmento tão relevante.

Nas unidades administrativas, a ALE Combustíveis costuma gerar resíduos não perigosos, como papel e papelão, materiais simples que integram a política de logística reversa da empresa.

Estabelecida em 2010 pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), a logística reversa é um mecanismo que se refere a todos os processos voltados à destinação correta ou ao reaproveitamento dos resíduos sólidos.

Gerenciamento de resíduos centralizado

Já nas unidades operacionais, a ALE Combustíveis, até por conta do setor em que atua, precisa lidar com resíduos considerados perigosos, o que reforça a necessidade de um gerenciamento eficaz nessa área.

Conforme explica o Gestor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ALE Combustíveis, Eliezer Sabino, a plataforma desenvolvida pela Vertown é essencial para centralizar o gerenciamento dos resíduos que são gerados.

“Antes era tudo manual, com o uso de planilhas, nas quais eram inseridos os dados referentes ao resíduos gerados pela empresa. Havia também uma divulgação interna. Posteriormente, ficou muito mais fácil, pois foi possível concentrar tudo na plataforma”, lembra Eliezer.

Relatos automatizados: eficiência e agilidade

A solução da Vertown possibilitou, por exemplo, que a ALE Combustíveis automatizasse o relato das informações, que passaram a contar com uma riqueza de detalhes muito maior em comparação com os processos manuais.

“Tínhamos que manter os dados atualizados, mas o fato de os processos serem manuais tornava essa atividade muito trabalhosa”, recorda o Gestor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ALE Combustíveis.

Entre todas as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma da Vertown, as que são mais utilizadas pela ALE Combustíveis, segundo o relato de Eliezer, são as seguintes:

  • Lançamento de destinação;
  • Armazenamento;
  • Anexação de documentos;
  • Licenças e comprovantes.

Filiais integradas

Eliezer também destaca que, devido a praticidade quanto à usabilidade do sistema, hoje todas as filiais da ALE Combustíveis utilizam a plataforma. “Os colaboradores assimilaram bem o uso e todos usam o mesmo sistema”, ressalta.

De acordo com o gestor, percebe-se agora que o tempo é melhor aproveitado, uma vez que, agora, todas as atividades referentes ao gerenciamento de resíduos da companhia podem ser registradas em um único lugar.

Políticas e práticas ESG

Segundo Eliezer, as políticas e práticas de ESG (ambiental, social e governança) sempre nortearam as atividades da ALE Combustíveis, fator que contribuiu para que a distribuidora buscasse a parceria com a Vertown.

A linha exclusiva de combustíveis Energy, por exemplo, proporciona menores emissões de poluentes na atmosfera e propicia uma maior eficiência energética aos motores. No campo da responsabilidade social, a ALE Combustíveis contribui para projetos importantes como o Ação da Cidadania e o Instituto Família Barrichello.

Plataforma mais completa de gerenciamento de resíduos

“Algumas outras empresas nos ofereceram soluções, mas a Vertown atendeu melhor às nossas necessidades. Era, sem dúvida alguma, a plataforma mais completa”, observa o Gestor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ALE Combustíveis.

Outro ponto destacado por Eliezer em relação a parceria diz respeito ao atendimento. “Precisamos aprimorar a comunicação com o suporte, mas o time está sempre pronto para nos atender e as melhorias solicitadas são solucionadas integralmente.”

“O pessoal da Vertown vai se adequando às nossas demandas, o que é muito importante. No momento estamos muito satisfeitos com os serviços e queremos a continuidade da parceria”, conclui Eliezer Sabino.

Pensando em investir em uma plataforma de gestão de resíduos?

Faça como a ALE Combustíveis e outras inúmeras empresas: conheça a Plataforma Vertown e não tenha mais dor de cabeça na hora de gerenciar os resíduos da sua organização. Algumas das vantagens proporcionadas por esta solução:

  • Emissão de MTRs de forma totalmente automatizada e nos principais órgãos ambientais
  • Painel de Indicadores para apoiar a tomada de decisão
  • Controle de toda documentação de fornecedores da cadeia de gestão de resíduos
  • Centralizar toda a operação de gestão de resíduos, como emissão de MTRs, CDFs e outras documentações pertinentes ao processo
  • Apoio no cumprimento das exigências legais, elaboração de PGRS, auditoria de fornecedores, workshops e treinamentos
Faça com a ALE
seta para cima