gerenciamento de residuos                    
       
3 Abril
8 min de leitura

Veja as melhores práticas no controle de geração de resíduos

cover image
A geração de resíduos causa muito preocupação, já que praticamente todas as atividades econômicas... Saiba mais!
Veja as melhores práticas no controle de geração de resíduos

A geração de resíduos causa muito preocupação, já que praticamente todas as atividades econômicas geram algum tipo de resíduo em suas atividades. O controle de geração de resíduos envolve o mapeamento dos processos de uma empresa, a análise dos resíduos gerados por fonte geradora, como também a destinação dada a eles. Nesse sentido, vejamos algumas práticas relevantes no controle de geração de resíduos sólidos neste artigo.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

A importância do controle de geração de resíduos

A quantidade expressiva da geração de resíduos provocada por empresas e residências já é um problema de longa data. Vale ressaltar que a construção civil, embora seja uma das áreas essenciais para o crescimento saudável da economia, é um dos setores que mais produz resíduos sólidos, intensificando ainda mais a dificuldade no controle de geração de resíduos.

A problemática envolve tanto a destinação correta dos resíduos quanto a reutilização eficiente dos materiais que muitas vezes são considerados “lixo”. Segundo dados de 2008 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 99,96% das cidades brasileiras têm serviços de manejo de Resíduos Sólidos, mas 50,75% deles dispõem os resíduos em vazadouros.

Deste total 22,54% em aterros controlados; 27,68% em aterros sanitários. Esses mesmos dados apontam que 3,79% dos municípios têm unidade de compostagem de resíduos orgânicos; 11,56% têm unidade de triagem de resíduos recicláveis; e 0,61% têm unidade de tratamento por incineração.

Os dados comprovam a necessidade de políticas e incentivos no controle de geração de resíduos, lembrando que os materiais podem ser abrigo para animais transmissores de doenças, causas de mau cheiro e degradação do meio ambiente.

O controle de geração de resíduos nas empresas traz vários benefícios. Dentre tantas vantagens as mais relevantes são:

  • redução no custo de coleta, transporte e destinação em local apropriado;
  • aumento do lucro, pois reutilizando ou reciclando os resíduos a empresa consegue gerar receita no mercado de compra e venda de resíduos. O produto da empresa passará a ter uma imagem vinculada à responsabilidade socioambiental, possibilitando destaque entre seus concorrentes. Especialmente se for um produto de exportação;
  • não sofrer penalidades pela legislação vigente, em decorrência de não conformidades relacionadas a gestão de resíduos ineficiente;
  • redução de riscos de acidentes industriais devido ao acúmulo de resíduos. Reduzindo com isso todas as implicações legais e financeiras em decorrência desses acidentes.

Lei PNRS – controle de geração de resíduos

Lei PNRS

Pensando na fiscalização e no incentivo a práticas de controle de geração de resíduos, foi regulamentada a lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei traz instrumentos relevantes para permitir o avanço necessário ao Brasil no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos gerados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Com a lei, foram instituídas responsabilidades tanto dos geradores de resíduos quanto para a sociedade, na tentativa de que durante todo o ciclo do produto haja soluções de reciclagem e reaproveitamento do material.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos influencia bastante no controle de geração de resíduos de um negócio. Através da PNRS, as empresas devem buscar a redução na geração de resíduos, o aumento da reciclagem e reutilização e a destinação ambientalmente adequada. Além disso, deve propor a prática de hábitos de consumo sustentável.

A PNRS também influencia no negócio ao dar valor econômico ao resíduo. O resíduo sólido não é mais visto como algo sem utilidade, agora é visto como algo rentável e que promove a socialização e a cidadania. Além disso, sendo também, um gerador de trabalho e renda.

software online de emissão de mtr online

Práticas de controle de geração de resíduos:*

Conheça as melhores práticas no controle de geração de resíduos:

Gerenciamento de resíduos

Uma das ações aconselhadas principalmente no setor industrial é que haja o gerenciamento adequado dos resíduos. Antes de saber o que fazer com o material, é importante que ele seja separado e organizado da forma como a lei e as boas práticas sugerem.

A gestão de resíduos consiste em um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos. Entre as ações estão o controle desde a geração, o acondicionamento, a coleta, o tratamento e a disposição final.

Todo gerador de resíduos deve gerenciar corretamente os resíduos gerados, devendo promover meios de minimizar a geração, maximizar o reaproveitamento e a reciclagem e dar a destinação final ambientalmente correta a eles.

A organização que não realizar o gerenciamento estará cometendo crime ambiental, com pena de reclusão de um a cinco anos.

A geradora pode terceirizar algumas etapas do processo de gestão, como o transporte e o tratamento. Contudo, cabe a ela realizar uma gestão eficaz sobre seus fornecedores.

A empresa deverá procurar soluções ambientalmente corretas, para isso existem algumas organizações como a VG Resíduos que a partir de ferramentas inteligentes proporcionam ações práticas de controle e gestão dos resíduos.

mercado de resíduos, ferramenta desenvolvida pela VG Resíduos, é um dos exemplos de mecanismos que promove o encontro entre tratadores e geradores de resíduos. A partir da plataforma empresas que geram resíduos podem comercializar com outras organizações que fazem a compra destes mesmos resíduos, tornando assim o que era prejuízo uma solução lucrativa.

Redução da produção de resíduos

Redução da produção de resíduos

Mais importante que gerir os resíduos sólidos de maneira apropriada é a redução da produção dos resíduos. Quanto menos as empresas geram, menos possibilidades há de degradação do meio ambiente. A atitude de diminuir os resíduos também pode ser uma forma de redução de gastos e economia e controle de geração.

Quanto à análise dos processos e de cada uma das etapas é realizada com eficiência, nota-se vários materiais que podem ser reduzidos ou alterados para outros produtos de menor valor ou com menos potencial de agressão à natureza.

É importante que a empresa atente-se para algumas perguntas na elaboração do plano de redução da produção de resíduos sólidos:

  • realmente preciso de toda essa quantidade de material?
  • é possível fazer o mesmo trabalho utilizando menos?
  • quais métodos posso adotar para reduzir a geração e resíduos?
  • existem materiais que agridem menos o meio ambiente que posso substituir na minha produção?
  • quais soluções outras empresas semelhantes a minha estão adotando para diminuir a geração de materiais?
  • há produtos que podem retornar novamente à cadeia de produção, reduzindo a quantidade de resíduos sólidos?
ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Pensar em estratégias para diminuir a quantidade de resíduos sólidos deve ser parte da conduta da empresa visando à conformidade ambiental, a consciência ambiental e formas de economizar os gastos do negócio.

3 Rs – boa prática no controle de geração de resíduos sólidos

As práticas que envolvem os 3R’s da (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são essenciais para o comportamento sustentável de qualquer organização consciente.

Como mencionado anteriormente, a atitude de Reduzir deve ser um hábito das empresas e podem ser conduzidas a partir de questionamentos e planejamento estruturado.

Em relação ao ato de reutilizar é impedir que produtos ou materiais que ainda podem ser utilizados na linha de produção ou de alguma maneira eficiente na empresa deixem de ir para o lixo.

A reutilização é também outro método inteligente para redução de gastos e economia no orçamento. Nesse sentido, se dá a importância de se conhecer muito bem cada uma das fases de produção da empresa.

Já o processo de reciclagem é um método de tornar o resíduo útil novamente. Existem alguns métodos muito interessantes de reaproveitamento de resíduos orgânicos como a compostagem que pode transformar os resíduos em adubo** utilizados na agricultura, a biodigestão anaeróbica que proporciona a produção de combustíveis entre outras. No artigo** “Conheça métodos eficientes de reaproveitamento de resíduos orgânicos”, você confere cada um dos detalhes.

Há também o conceito da economia circular. Uma proposta bastante moderna que procura criar meios para reproduzir a mesma ação da natureza em aproveitar 100% de tudo que é gerado. É uma ideia de tornar a cadeia cíclica onde todos os resíduos são aproveitados e novamente inseridos na produção. Nesse pensamento, nada se perde, mas é reciclado na capacidade máxima de utilização.

Coleta Seletiva

A separação e destinação correta dos resíduos também é uma prática interessante para evitar que os materiais sejam descartados de maneira incorreta ou transformados em lixo.

Uma norma que além de incentivar a coleta seletiva, proporciona requisitos de adequação perante as leis ambientais entre outras ações relacionadas ao sistema de gestão ambiental é a ISO 14001 2015.

Reconhecida internacionalmente, a norma proporciona uma série de benefícios para tornar a empresa sustentável e lucrativa, além de trazer os requisitos para a criação do sistema de gestão ambiental padrão internacional.

Em relação coleta de resíduos, há um projeto desenvolvido pelo Governo Federal que pode ser reproduzido pelas organizações conhecidos como Coleta Solidária. A proposta prevê ações socioambientais voltadas para os catadores de materiais recicláveis.

A ideia é construir uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e metas da Agenda Ambiental da Administração Pública Federal.

A Coleta Seletiva Solidária institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Além de terem um importante papel na economia, os catadores de materiais recicláveis configuram-se como agentes de transformação ambiental e sua ação minimiza o quantitativo de lixo a ser coletado e destinado pelas municipalidades, ampliando a vida útil dos aterros sanitários. Esses trabalhadores são, ao mesmo tempo, geradores de bens e de serviços, impulsionando o setor econômico da reciclagem.

Ter um software de gestão de resíduos

Para melhorar seu controle de geração de resíduos dentro das organizações, o uso de softwares pode ser o ideal. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online.

O uso da tecnologia digital pelas empresas para melhorar a sua gestão de resíduos surge como uma grande aliada.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

A plataforma propicia o controle total da gestão de resíduos, com todas as informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR*, FDSR, Ficha de Emergência etc.), ajuda a promover destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

{< cta src="/img/ctas/CTA-Gestao2.png" url=“https://www.vgresiduos.com.br/gerenciamento-de-residuos/" alt=“Gerenciamento de resíduos”>}}

seta para cima