Gestão de Resíduos                    
       
30 Agosto
2 min de leitura

Resíduo e rejeito: entenda as diferenças

cover image
Normalmente, as palavras “resíduo” e “rejeito” são utilizadas como sinônimos, no entanto, elas possuem significados distintos.Neste artigo você compreenderá a diferença entre estes termos
Criança sentada segurando uma esfera semelhante ao planeta Terra

Nos dias atuais, pensar no meio ambiente tornou-se um ato empático com o nosso futuro. Nesse sentido, os cuidados que devemos exercer para que nosso planeta se torne um lugar melhor dependem das nossas atitudes, como por exemplo, realizar uma boa gestão e descarte de resíduos.

Normalmente, as palavras “resíduo” e “rejeito” são utilizadas como sinônimos, no entanto, elas possuem significados distintos. Vamos conferir a diferença entre eles e adotar as terminologias de maneira adequada?

Neste artigo você verá:

O que é um resíduo?

Praia coberta por resíduos

Resíduo é o termo utilizado para caracterizar todo material, substância ou objeto que já foi descartado mas que a partir do processo produtivo da reciclagem ou reaproveitamento, consequentemente terá outras utilidades.

Para que isso ocorra, esses materiais precisam ser separados nas usinas de reciclagem. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

O descarte incorreto de resíduos ocorre quando vemos esses materiais lançados em redes de esgotos e corpos d’água, levando à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões.

Além de que os impactos sociais causados pela poluição podem trazer danos irreversíveis ao meio ambiente, uma vez que alguns materiais, como por exemplo o plástico, demora em torno de 450 anos para se decompor.

Homem depositando lixo no coletor adequado

O que é rejeito?

Pessoas praticando coleta seletiva

O rejeito é um tipo de resíduo que não possui mais qualquer possibilidade de recuperação ou reutilização, e, por isso, a única alternativa é a disposição final em um aterro sanitário. Um exemplo de rejeito é o lixo do banheiro, para o qual ainda não existem opções de reciclagem economicamente viáveis e de amplo alcance.

De acordo com a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), a humanidade tem apenas três anos para frear as emissões de poluentes do efeito estufa e impedir consequências irreversíveis ao planeta desencadeadas pelo aquecimento global. Se você deseja se aprofundar ainda mais no tema sobre rejeitos e resíduos temos um artigo especial preparado para você.

A hora de agir é agora!

Homem segurando um cartaz com as palavras Agir Agora

Se você deseja melhorar a gestão de resíduos da sua empresa e quer conhecer mais sobre nossa plataforma, basta agendar uma demonstração online clicando no banner abaixo.

Agende uma demonstração Online
seta para cima