Gestão de Resíduos                    
       
1 Março
5 min de leitura

Reciclagem e reutilização de resíduos: principais diferenças:

cover image
A dúvida entre os termos linguísticos reciclagem e reutilização e principalmente qual dos dois seria a melhor forma de destinação para os resíduos têm tomado destaque em diversas organizações.
Mulher separando recicláveis

Descobrir a melhor forma de destinação para os resíduos gerados nos processos produtivos e no consumo se tornou nos últimos anos um dos principais questionamentos de empresas, do governo e sobretudo da própria população.

A dúvida entre os termos linguísticos reciclagem e reutilização e principalmente qual dos dois seria a melhor forma de destinação para os resíduos têm tomado destaque em diversas organizações. Brevemente, podemos estabelecer a diferença entre a reciclagem e a reutilização da seguinte maneira:

Reciclagem consiste no processo de separação e recuperação de materiais usados e descartados, que podem ser transformados novamente em matéria prima e incorporados novamente no processo produtivo.

Reutilização consiste na utilização de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não, também podendo ser chamado de upcycling.

É importante mencionar que mesmo sendo processos diferentes, ambos são muito significativos para a contribuição com o meio ambiente e para uma mobilização de impactos ESG nas empresas, uma vez que as matérias primas que possivelmente seriam descartadas terão outra destinação final, que será ambientalmente adequada.

E aí, se interessou? Vem comigo conferir mais informações! Neste artigo você verá:

Reciclagem e reutilização: quais são as principais diferenças entre elas?

Caixa com símbolo da reciclagem sobre pilha de roupas

A reciclagem é um componente-chave da redução de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia de resíduos “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Ele promove a sustentabilidade ambiental removendo a entrada de matéria-prima e redirecionando a saída de resíduos no sistema econômico.

A capacidade de reciclar um material depende de sua capacidade de adquirir as propriedades que tinha em seu estado original. É uma alternativa ao descarte “convencional” de resíduos, que pode economizar material e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Também pode prevenir o desperdício de materiais potencialmente úteis e reduzir o consumo de matérias-primas frescas, reduzindo o uso de energia, poluição do ar (incineração) e poluição da água (aterro).Quando refere-se à reutilização de embalagens nas empresas, é importante mencionar que as mesmas podem gerar renda com a reciclagem de embalagens, especialmente se contar com a parceria de seu público. Uma saída é instalar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde o consumidor pode entregar a embalagem depois de usada, para que ela tenha como destino a reciclagem. Isso faz com que a empresa economize na busca pelos recipientes usados e ainda deixa uma imagem positiva junto a seus compradores.

Os lucros vêm também da economia que é gerada quando há a reutilização de embalagens. Os custos de produção com o novo recipiente diminuem e a reputação da empresa aumenta, potencializando a venda de marcas que têm preocupação com a sustentabilidade. Como se vê, há muitos caminhos para resolver o impasse dos recipientes descartados após o uso. As empresas não devem fugir ao desafio do reaproveitamento de embalagens, procurando apoio em profissionais.

Alguns exemplos comuns de reutilização que podem ser feitos em casa incluem a doação de itens domésticos usados, como livros, revistas, roupas, utensílios de cozinha, etc.

Também podemos incluir o uso de recipientes de comida vazios para armazenar sobras, ou até mesmo a reutilização de sacolas plásticas de supermercado para forrar recipientes de lixo.

Tipos de reciclagem

Reciclagem de metal

Compostagem

A compostagem acontece quando microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica em uma substância homogênea com aspecto de terra: o adubo. Esse adubo é natural e serve para que outros seres também se beneficiem. Restos de comida podem ser usados como adubo ou fertilizante natural. Alimentos como por exemplo cascas de batata, ovo, borra de café, vinagre ou coentro ajudam no processo de cultivo. Além de deixar as plantações mais fortes e saudáveis, o adubo natural é altamente econômico e ajuda a preservar o meio ambiente.

Papel

O processo de reciclagem do papel começa pela seleção do material. Após realizar a separação do material que será utilizado, em sequência, ele é colocado em contêineres. Esses contêineres irão gerar fibras novas para produção de papel, a partir das fibras velhas. Normalmente, as fibras recicladas são misturadas a pastas de refinador com fibras virgens.

Metal

O processo de reciclagem do metal, assim como o do papel, também depende primeiramente das fases de coleta e da separação dos materiais. Os resíduos metálicos coletados são separados nos centros de triagem entre ferrosos e não ferrosos e também por tipagens e características (alumínio, cobre, ferro, aço, etc.).

Vidro

O processo de reciclagem do vidro se dá basicamente derretendo o vidro para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes. As três cores principais são: vidro incolor e vidro verde

Tecido

Existem duas formas de reciclar tecidos: a mecânica e a química. A reciclagem mecânica envolve a picotagem do tecido. Geralmente, as empresas recicladoras que optam por esse método possuem máquinas que rasgam e trituram o tecido. São equipamentos capazes de retalhar de 50 a 3 mil quilos de tecido por hora.

Plástico

Basicamente, a reciclagem dos plásticos consiste em três processos: coleta e separação dos resíduos de acordo com o seu material; revalorização, na qual o material já separado passa pelo processo para que volte a ser matéria-prima; e transformação, no qual o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.

Eletrônicos

Após a coleta, o processo de reciclagem de equipamentos eletrônicos se inicia por meio de uma triagem, que pode ser feita manualmente ou por um computador. Há a separação dos equipamentos em condições de uso (que podem ser doados) dos que não podem ser reutilizados.

Como a Vertown auxlia empresas através de um Sistema de Gestão de Resíudos integrado a todos os órgãos ambientais

Lixeira com alimentos orgânicos

A Gestão de Resíduos Sólidos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam, principalmente, os associados à destinação final.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Descartar o resíduo industrial gerado, ou simplesmente levar o lixo para fora da sua empresa não é o fim do processo, mas sim o começo dele. Pensando nisso, foi desenvolvido a solução Vertown Sistema Integrado de Gestão de Resíduos. Uma plataforma, 100% on-line, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, e que facilita o monitoramento e a gestão dos processos, da documentação, dos prestadores de serviços, do atendimento às legislações aplicáveis, do planejamento de resíduos.

O sistema online permite ainda que a empresa realize a gestão de resíduos através de um sistema integrado a todos os órgãos ambientais de forma automatizada.

O sistema online de gestão de resíduos garante a conformidade ambiental. E possibilita ter todas informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR, FDSR, Ficha de Emergência etc., inventários anuais CONAMA e IBAMA).

Agende uma demonstração clicando no banner abaixo e conheça nossa solução.

Agende uma demonstração Online
seta para cima