reciclagem                    
       
21 Fevereiro
7 min de leitura

Qual a diferença entre reciclagem e reutilização?

cover image
Muitas pessoas reciclam e reutilizam, e muitas não o fazem. Ambos são bons para o meio ambiente, mas qual é exatamente a diferença entre eles? Saiba mais!
reciclagem e reutilização

Muitas pessoas já ouviram falar em reciclagem e reutilização, mas os dois termos costumam ser interligados e mal utilizados. Esteja você interessado em começar a reciclar ou reutilizar mais ou apenas curioso sobre a diferença, este artigo descreverá em detalhes qual é a diferença entre reciclar e reutilizar. Além disso, abordará o que você pode reciclar e reutilizar e por que ambos são bons para o meio ambiente.

Veremos neste artigo:

Muitas pessoas reciclam e reutilizam, e muitas não o fazem. Ambos são bons para o meio ambiente, mas qual é exatamente a diferença entre eles? Acompanhe!

Agende uma demonstração Online

Reciclagem: o que é?

reciclagem e reutilização

Reciclar é o processo de conversão de resíduos em novos materiais e objetos. A recuperação de energia de materiais residuais é frequentemente incluída neste conceito.

A capacidade de reciclar um material depende de sua capacidade de readquirir as propriedades que tinha em seu estado original. É uma alternativa ao descarte “convencional” de resíduos que pode economizar material e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Também pode prevenir o desperdício de materiais potencialmente úteis e reduzir o consumo de matérias-primas frescas, reduzindo o uso de energia, poluição do ar (incineração) e poluição da água (aterro).

A reciclagem é um componente-chave da redução de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia de resíduos “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Ele promove a sustentabilidade ambiental removendo a entrada de matéria-prima e redirecionando a saída de resíduos no sistema econômico.

Existem alguns padrões ISO relacionados à reciclagem, como ISO 15270: 2008 para resíduos de plásticos e ISO 14001:2015 para controle de gestão ambiental da prática de reciclagem.

Os materiais recicláveis incluem muitos tipos de vidro, papel, papelão, metal, plástico, pneus, têxteis, baterias e eletrônicos. A compostagem e outras formas de reutilização de resíduos biodegradáveis - como alimentos e resíduos de jardins - também são uma forma de reciclagem.

Os materiais para reciclagem são entregues a um centro de reciclagem doméstico ou recolhidos em lixeiras junto ao meio-fio e, em seguida, classificados, limpos e reprocessados ​​em novos materiais para a fabricação de novos produtos.

O que é Reutilização?

reciclagem e reutilização

Reutilizar é a segunda opção preferida de gerenciamento de resíduos após a redução de resíduos. Reutilizar é a prática de usar um material repetidamente em sua forma atual. A essência da reutilização é que ela preserva parte ou toda a energia e os materiais usados ​​na fabricação de um item.

A sociedade há muito abraçou a prática de reutilização, encontrando usos alternativos para um item, em vez de descartá-lo ou reciclá-lo. Alguns exemplos comuns incluem a doação de itens domésticos usados, como livros, revistas, roupas, utensílios de cozinha, etc.

Também pode incluir o uso de recipientes de comida vazios para armazenar sobras ou reutilização de sacolas plásticas de supermercado para forrar recipientes de lixo ou recolher os animais de estimação.

Quais a importância, vantagem e desvantagem de cada um deles?

reciclagem e reutilização

As considerações econômicas e a necessidade de agilizar pressionam as empresas em todos os setores. No entanto, esta não é a única prioridade para uma gestão moderna consciente. A responsabilidade social corporativa é um tema atual, e isso significa fazer mudanças em um negócio para torná-lo mais sustentável e criar benefícios sociais, econômicos e ambientais para as partes interessadas.

A chave para isso é assumir a responsabilidade pelos resíduos da sua empresa e decidir descartá-los com ética.

Responsabilidade social

No geral, somos uma sociedade que desperdiça, gerando mais de 200 milhões de toneladas métricas de resíduos a cada ano. Pare e pense por um momento sobre o volume de papel que sua empresa usa diariamente - e depois imagine a diferença que você poderia fazer se todo esse papel fosse reciclado ou reutilizado, em vez de jogado fora como lixo.

Esta é apenas uma forma de demonstrar responsabilidade social corporativa, mas uma forma muito poderosa. A reciclagem e reuso não apenas ajuda a reduzir nossa dependência de recursos insustentáveis, mas também economiza energia, pois é muito mais eficiente em termos de energia criar produtos a partir de materiais reciclados do que de matérias-primas.

Cause um impacto positivo no meio ambiente

A reciclagem não é apenas uma ótima maneira de demonstrar responsabilidade social corporativa nos negócios, mas tem um impacto positivo mais amplo no mundo ao nosso redor. Reduzir a energia usada nos processos de produção ajuda a diminuir a liberação de combustíveis fósseis.

Quando queimados, eles produzem emissões que são diretamente responsáveis ​​pelo tipo de aquecimento global e condições climáticas extremas atribuídas ao Efeito Estufa. Crucialmente, a reciclagem também ajuda a minimizar o volume do aterro que criamos, o que tem um efeito indireto na redução do gás explosivo e poluente do aterro.

Considerações éticas e legais

Todas as empresas comerciais têm o dever de tentar minimizar os resíduos e aproveitar todas as oportunidades para prevenir, reutilizar, reciclar ou recuperar resíduos. Uma política de reciclagem e de reuso clara e fácil de seguir é a base de uma empresa eticamente sólida e focada em negócios eficientes, mas responsáveis.

Eticamente, a reciclagem é a escolha óbvia em vez de enviar grandes volumes de resíduos para aterros. As atitudes do consumidor estão agora muito mais voltadas para apoiar as empresas que se responsabilizam por suas ações corporativas, o que torna a reciclagem e reuso uma forma de tranquilizar as partes interessadas sobre as boas intenções, além de se diferenciar da concorrência.

O benefício comercial da reciclagem

Ser capaz de demonstrar uma política de reciclagem sólida - e, inversamente, a falta de uma pode causar grandes danos. Na era moderna do marketing, graças às mídias sociais e aos smartphones, a criação e destruição de reputações geralmente está nas mãos do público e a falta de responsabilidade social corporativa é facilmente exposta e explorada. Um modelo de negócios sustentável, como o mercado de resíduos, é um ponto de venda exclusivo e uma base sobre a qual construir relacionamentos positivos com os clientes atuais e futuros.

A reciclagem é a chave para uma abordagem sustentável - na verdade, você não pode criar uma sem ela. Pode ajudar as empresas a economizar dinheiro, além de impulsionar essas credenciais verdes e fazer uma diferença positiva para o meio ambiente. No contexto das atuais atitudes do consumidor e das necessidades mundiais, é uma escolha óbvia.

Como implementar na sua empresa?

reciclagem e reutilização

Todos os anos, nós geramos milhões de toneladas de resíduos … chame de lixo, lixo ou lixo … são os resíduos que produzimos em nossas casas e onde trabalhamos. Para se ter uma ideia, estima-se que no Brasil sejam gerados cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos todos os anos.

Cada um de nós pode fazer a diferença reduzindo, reutilizando e reciclando materiais em casa e em nossas comunidades - e incentivando nossos vizinhos e colaboradores a fazer o mesmo.

No ambiente coorporativo, em especifico, as seguintes medidas podem ser adotas visando práticas de redução e reciclagem de materiais, tais como:

  • Defina algumas metas claras. Para que alguma coisa funcione nos negócios, é preciso haver um plano – como o Plano de Gerenciamento de Resíduos. Definir alguns objetivos é um primeiro passo essencial.

  • Melhorias graduais e consistentes. Reciclar e reutilizar são uma jornada ao invés de um destino. Pequenas melhorias são provavelmente a maneira mais fácil de começar e exigem pouco no que diz respeito a um caso de negócios desafiador. Pode ser algo tão pequeno que torne mais fácil reciclar no escritório. Um foco consistente em melhorias incrementais o manterá avançando na jornada da sustentabilidade.

  • Garanta a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos: Não importa quão bom seja o seu desempenho, as deficiências da cadeia de suprimentos prejudicarão o resultado. Você poderia ter os processos internos mais limpos, mas se práticas inadequadas entregam as matérias-primas, elas também contaminam seu produto.

  • Alocar recurso: Se você pretende continuar fazendo progressos, precisa de um foco contínuo. Isso é especialmente verdadeiro nos estágios iniciais, quando pode haver pequenos projetos que são concluídos, os próximos precisam ser iniciados.

Como VGR, como um software automatizado de gestão ambiental, pode auxiliar?

reciclagem e reutilização

A Gestão de Resíduos Sólidos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam, principalmente, os associados à destinação final.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Descartar o resíduo industrial gerado, ou simplesmente levar o lixo para fora da sua empresa não é o fim do processo, mas sim o começo dele. Pensando nisso, foi desenvolvido a solução VGR RESÍDUOS. Uma plataforma, 100% on-line, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, e que facilita o monitoramento e a gestão dos processos, da documentação, dos prestadores de serviços, do atendimento às legislações aplicáveis, do planejamento de resíduos.

O software online da VGR Resíduos permite que a empresa realize a gestão de resíduos através de um sistema integrado e automatizado.

O sistema online de gestão de resíduos garante a conformidade ambiental. E possibilita ter todas informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR, FDSR, Ficha de Emergência etc., inventários anuais CONAMA e IBAMA).

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima