Vamos saber a influência da ISO 14001 no tratamento de resíduos? A certificação ISO 14001 é uma das ferramentas mais procuradas por empresas que atuam de forma sustentável, uma vez que as auxiliam na identificação e gerenciamento dos riscos ambientais inerentes ao seu negócio, como os riscos no tratamento de resíduos.
A implementação do Sistema de Gestão Ambiental vem aumentando exponencialmente nos últimos anos nas empresas que atuam com o tratamento resíduo. Isso indica o reconhecimento da importância das questões ambientais como fator de sobrevivência empresarial.
A norma ISO 14001, da ABNT, detalha os requisitos que estabelecem os objetivos e metas a serem atingidos, propondo que a organização estruture e planeje o atendimento a legislação ambiental e condicionantes de licença . E, também, a adote controles ambientais mais assertivos em todas as atividades da empresa. Confira!
Saiba mais: Quais leis influenciam o tratamento de resíduos e o seu negócio?
Certificação ISO 14001
A norma ISO 14001 trata do gerenciamento ambiental, indicando às empresas tratadoras de resíduo o que devem fazer para minimizar os impactos ambientais de suas atividades e melhorar continuamente seu desempenho ambiental.
A implementação da ISO 14001 trás como benefícios no tratamento de resíduos a redução do uso de matérias-primas, de energia e utilização de recursos renováveis.
A ISO 14001 exige que as tratadoras de resíduos se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas preservando o meio ambiente, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. Basicamente, empregar técnicas de tratamento de resíduos que elimine todos os seus potenciais riscos de contaminação de forma assertiva e seguindo toda a legislação aplicável, bem como ter um sistema padronizado.
A empresa que busca a certificação na ISO 14001 demonstra preocupação com as causas ambientais e, se corretamente implementada, é importante instrumento para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável.
Os passos para tratadora obter a certificação ISO 14001
Seis passos devem ser cumpridos para a obtenção do certificado:
- Desenvolver uma política ambiental: este é o principal requisito do sistema de gestão ambiental, que estabelece a estratégia ambiental da organização;
- Identificar nas atividades de tratamento dos resíduos ou em outras atividades da empresa, o residual do tratamento (no caso o resíduo tratado) e serviços que possuam interação com o meio ambiente
- Identificar requisitos legais e regulatórios: quais leis que influenciam o tratamento de resíduos e o negócio e a necessidade de licenciamento ambiental;
- Identificar as prioridades da empresa e definir objetivos e metas de redução de impacto ambiental;
- Ajustar a estrutura organizacional da empresa para atingir estes objetivos, atribuindo responsabilidades, realizando treinamentos, comunicando e documentando;
- Checar e corrigir o Sistema de Gestão Ambiental, buscando a melhoria continua.
Leia mais: Como demonstrar que sua empresa trata corretamente resíduos hospitalares?
A influência da ISO 14001 no tratamento de resíduos
A ISO 14001 em empresas que prestam serviços de tratamento de resíduos possibilita um cuidado maior com a responsabilidade ambiental. Entre as ações temos:
- a utilização racional da água e o reuso em atividades menos restritivas;
- o uso e ocupação do solo, bem como suas implicações;
- a conscientização ambiental dos colaboradores;
- o aprimoramento dos sistemas de tratamento existentes;
- a melhoria contínua dos processos da empresa.
A empresa tratadora certificada na ISO 14001 segue, em toda a sua estrutura, estratégias e planos de ação para diminuir os impactos ambientais. É mais uma garantia de que todo o serviço de tratamento de resíduos segue os padrões legais e melhores práticas do mercado.
Com a certificação ISO 14001 a tratadora garante tranquilidade aos seus clientes, para confiarem seus resíduos à empresa sem que se exponham aos riscos impostos pelas leis aplicáveis. Inclusive a cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina a responsabilidade compartilhada entre geradores e empresas terceirizadas que realizam o tratamento dos resíduos.
Além disso, o Sistema de Gestão Ambiental propiciona novos ganhos comerciais para a tratadora. Uma vez que amplia o mercado, pois se torna uma marca ambientalmente correta.
Principais benefícios para as tratadoras de resíduos
A norma ISO 14001:2015 fornece às organizações de serviços de tratamento de resíduos a base para um sistema de gestão ambiental eficaz e eficiente.
A implementação da ISO 14001 permite que as organizações:
- respeite a Lei nº 12.305/10, que determina diretrizes para o correto gerenciamento de resíduos;
- sistematize atividades ambientais existentes;
- melhore a comunicação ambiental com o clientes e partes interessadas;
- identifique potenciais reduções de custos;
- consolide a inovação, uma vez que alternativas eficientes de tratamento de resíduos são desenvolvidas;
- contribua para processos de sustentabilidade global;
- minimize o risco ambiental, evitando assim que os residuais do tratamento polua o meio ambiente;
- melhore o posicionamento no mercado, uma vez que empresas certificadas na ISO 14001 são bem vistas pelos clientes.
- melhore a fidelização dos clientes atuais e aumenta a chance de adquirir novos clientes;
- motive a equipe que trabalha na organização;
- tenha acesso a benefícios financeiros e de seguros.
Sendo assim, a implantação da ISO 14001, em empresas que prestam serviço de tratamento de resíduos, é uma experiência que envolve toda a organização. Além disso, amplia a visão da importância de todo o sistema de tratamento, desde a entrada dos resíduos, insumos, tratamento, saída do resíduo tratado, gestão dos resíduos gerados no processo e gerenciamento dos riscos inerentes ao negócio. Utilizar corretamente a ISO 14001 é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável e o cumprimento de legislações ambientais.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos