ESG                    
       
3 Abril
3 min de leitura

Negócios de impacto social: o que são e por que investir neles?

cover image
Os negócios de impacto atuam de acordo com a lógica do mercado funcionando como um modelo de negócio comum em busca de retorno financeiro.
Automação na gestão de resíduos

Você sabe o que são negócios de impacto e qual sua importância no processo de gestão de resíduos ambientais? Não? Vem comigo que eu explico!

Os negócios de impacto atuam de acordo com a lógica do mercado, funcionando como um modelo de negócio comum, em busca de retorno financeiro. A diferença dos negócios de impacto para outros tipos de negócio é que precisam se comprometer em medir o impacto que geram na sociedade ou no meio ambiente, de forma que agreguem positivamente em um cenário sustentável.

Solucionar problemas sociais e ambientais por meio do mercado é um desafio muito grande para as empresas!

Pensando nisso, fizemos este guia para explicar qual a importância dos negócios de impacto social mundialmente.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

O que são negócios de impacto social?

Negócios de impacto são empreendimentos que possuem a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal, seja por seu produto, serviço ou pela sua forma de operação.

Esses negócios atuam pela lógica de mercado, aliando o retorno financeiro junto à mensuração dos impactos que geram!

Existe um conjunto de critérios que deve ser avaliado simultaneamente para que uma empresa seja considerada ou não um negócio de impacto

  • Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental: é preciso deixar claro qual é a intenção de impacto diante de toda rede da empresa, seja interna ou externa.
  • Solução de impacto como atividade principal do negócio: onegócio vive e opera diretamente para resolver um problema socioambiental, ou seja, a atividade principal desse negócio resolve um problema real.
  • Busca de recursos financeiros operando pela lógica de mercado: o negócio visa gerar receita própria por meio da venda de produtos e serviços negócios de impacto ambiental
  • Compromisso com o impacto socioambiental gerado: o negócio tem clareza da transformação que ele pode gerar, além de possuir métricas para medir e acompanhar o impacto gerado.

#Como que o impacto socioambiental e a geração de receitas andam juntos?

Para esse tipo de empresa é fundamental adotar um viés estratégico, de modo que maximize o impacto positivo causado pela mesma, uma vez que, com o aumento da sua receita, o impacto socioambiental gerado também deverá crescer.

A receita pode ser obtida através da venda de produtos ou serviços de áreas como nutrição, saúde, meio ambiente, tecnologia, educação, entre outras.

Além disso, é muito importante fazer a diferenciação entre negócios de impacto e responsabilidade social. A responsabilidade social implica em separar parte dos rendimentos de uma empresa e destinar para ONGs, por exemplo. Muito diferente é depositar o modelo de gestão de uma empresa, aquilo que move a mesma, na operação de um impacto social.

O setor 2.5 é um exemplo disso! Ele pode ser entendido como uma junção entre o modelo de empresas do segundo setor, grande maioria no cenário brasileiro que visam a maximização das suas receitas, com as empresas do terceiro setor, como cooperativas, ongs e associações que não tem fins lucrativos e visam gerar impacto socioambiental positivo.

#Porque é importante investir em impacto social?

Com uma responsabilidade a mais, as empresas com propósito são consideradas vetores de mudança para a legislação dos países e também para os consumidores em geral. Neste sentido, a CNI- Confederação Nacional das Indústrias, vê oportunidades tanto para aquelas empresas que já estão consolidadas no mercado implementarem em seus produtos soluções de impacto, quanto para aquelas que já nasceram com o propósito de poderem exportar suas soluções para o mundo.

De acordo com Felipe Spaniol, coordenador da CNI, empresas com impacto positivo podem utilizar esse valor como diferencial competitivo no alcance do mercado internacional. Viabilizar mais negócios de impacto levará mais modelos de operação testados e haverá mais casos de sucesso financeiro comprovado, atraindo mais investimentos e gerando um círculo virtuoso e inspirador para novos investidores”.

#Como a Vertown, através da sua plataforma de gestão de resíduos corrobora com essa questão?

Logo, a Vertown, com seu software para gestão de resíduos totalmente on-line, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos, contempla todos os processos de gerenciamento de resíduos, desde a geração até a disposição final. Isso faz com que a plataforma seja caracterizada como uma empresa que gera impacto socioambiental positivo para o meio ambiente!

seta para cima