logística reversa                    
       
12 Janeiro
6 min de leitura

Sete bons motivos para incluir a logística reversa de resíduos

cover image
Incluir a logística reversa de resíduos, além de cumprir uma obrigação legal, pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Saiba mais!
logística reversa

Incluir a logística reversa de resíduos, além de cumprir uma obrigação legal, pode ser um diferencial competitivo para a empresa.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo iremos falar de sete bons motivos para incluir a logística reversa de resíduos. Confira!

Gestão ambiental

Logística Reversa: o que é?

É possível observar que ultimamente muitas empresas têm colocado em ação boas práticas sobre logística reversa. Elas visam comunicar ao público uma imagem de organização ecologicamente correta, que se preocupa com as questões ambientais e possuem consciência ecológica. Além do mais, adotam essas ações como um diferencial competitivo e de redução de custos.

A logística reversa é um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos resíduos após o consumo para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

O objetivo é a recuperação de valor, seja econômico, de prestação de serviços, ecológico, legal, logístico ou de imagem.

O conceito ganhou força a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305, em agosto de 2010.

Com o sistema a empresa melhora sua imagem perante os seus clientes, além de conseguir gerar lucro vendendo o coletado ou reutilizando em seus processos. Também reduz a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários ou industriais.

Leia também: Quais os principais tipos de logística reversa no Brasil?

Decreto nº 9177/2017

logística reversa

O Decreto nº 9.177, publicado em 24 de outubro de 2017, regulamenta o artigo 33 da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e, também, complementa os artigos 16 e 17 do Decreto 7.404/2010.

Através do decreto, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos como: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus, óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletrônicos e seus componentes, estendendo-se a produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro - passam a ter as mesmas obrigações, independentemente da existência de acordo setorial ou termo de compromisso com a União.

Sendo assim, essas empresas passam a ser obrigados a estruturar e implementar um sistema de logística reversa. Essas organizações ficam obrigadas a estabelecerem procedimentos de compra de produtos ou embalagens usados e disponibilização de postos de entrega de resíduos reutilizáveis e recicláveis, além de atuar em parceria com cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Leia também: Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente?

Bons motivos para incluir logística reversa de resíduos

órgãos públicos e empresas privadas devem promover ações de redução no volume de resíduos. Como também, diminuir os impactos à saúde humana e ao meio ambiente. É por isso que logística reversa deve ser implementada.

Saiba os sete bons motivos para incluir logística reversa de resíduos:

1 - Diferencial competitivo com a logística reversa

logística reversa

A preocupação com o meio ambiente tem crescido bastante nos últimos anos. Não obstante, a procura por produtos fabricados por empresas com consciência ambiental também tem crescido.

A logística reversa é um conceito diretamente ligado a essa preocupação ambiental. Por isso, incluir o sistema é tido como um diferencial competitivo.

Segundo dados da Fecomercio SP as empresas que implantam o sistema de logística reversa crescem 40% ao ano, já que é comum que ocorra o aumento das vendas e das buscas pela empresa.

Saiba a importância de ser uma empresa sustentável

2 - Melhora a imagem da marca

A marca é a identidade de qualquer organização. Quando a empresa possui uma marca forte o seu lucro é maior, já que a procura por seus produtos também é maior.

Uma empresa com um bom planejamento ambiental e com ações efetivas neste sentido, certamente terá uma imagem respeitável diante da sociedade e do mercado. Assim ela fortalece a sua posição no mercado e amplia a possibilidade de novos negócios.

Pois bem, com um sistema de logística reversa estruturado dentro de uma empresa é possível conseguir uma significativa melhora na imagem da marca.

Como afastar sanções aplicando a logística reversa de resíduos?

3 – Melhor aceitação da sociedade

logística reversa

Um dos bons motivos para incluir a logística reversa de resíduos é o crescimento e reconhecimento da marca como uma empresa sustentável. Advindo a isso vem o crescimento econômico da organização.

Cada vez mais consumidores estão em busca de empresas socialmente aceitáveis. Portanto, o fator social e adequabilidade às políticas ambientais costuma ser bem-vistos pelos consumidores.

A logística reversa de resíduos implementada molda a empresa como socialmente aceitável.

Saiba como realizar a logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado.

4 - Aumento da satisfação dos clientes

Uns dos bons motivos para incluir a logística reversa de resíduos é o aumento da satisfação dos clientes.

Através do sistema são criados pontos de devoluções e trocas de itens. Esses pontos são de grande interesse do cliente e que causa grande satisfação.

Um bom exemplo de como a logística reversa aumenta a satisfação é o programa de garrafas retornáveis da Coca Cola. O programa oferece um produto com um custo menor para o consumidor que devolver a embalagem. Com isso a empresa conecta o plano de negócio com os objetivos de sustentabilidade.

5 - Lucros com a reutilização de resíduos

logística reversa

A prática da logística reversa é sustentável justamente por reaproveitar resíduos descartados, diminuir os impactos ambientais e ainda reduzir os custos econômicos com o reaproveitamento à destinação correta dos resíduos.

Os resíduos que podem ser reciclados e reutilizados representam bons lucros para a empresa, desde que passem pelo tratamento correto.

A VGR Gestão de Resíduos Online possui um software que auxilia a empresa a gerenciar corretamente os resíduos permitindo um controle mais assertivo e a implantação do sistema de logística reversa.

Através dele a gestão se torna mais fácil e ágil. A empresa consegue identificar os tipos de resíduos gerados e quantidade, possibilitando a tomada de decisões correta sobre o quer fazer com o resíduo coletado através da logística reversa.

Também, é possível contar com uma plataforma onde é possível negociar o resíduo coletado na logística reversa.

A plataforma Mercado de Resíduos serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

A logística reversa é exigida para se obter a licença ambiental?

6 - Redução de custos com o resíduo através da logística reversa

Uns dos bons motivos para incluir a logística reversa de resíduo é o reaproveitamento dos resíduos. Esse reaproveitamento contribui para o aumento do lucro, pois não são gastos dinheiro para aquisição de matéria-prima.

A logística reversa impede o aumento da poluição e da extração continuada de recursos naturais.

7 – Adequação a legislação

Com a promulgação da Lei 12.305/10 todas as empresas que fabricam, importam, distribuem e comercializam pilhas e baterias, óleos lubrificantes automotivos, pneus, resíduos e embalagens de agrotóxicos, eletrônicos e lâmpadas devem implementar um sistema de logística reversa.

Em alguns estados, como São Paulo, para obter a licença ambiental as empresas devem implantar um sistema de logística reversa, cumprindo assim determinação da lei ambiental daquele estado.

Se descumprido o que determina à lei, a empresa se enquadra em crime ambiental. As consequências são multas, sanções e até impedimento do funcionamento do negócio.

Enfim, a implantação da logística reversa de resíduos vai muito além do cumprimento da lei. Há bons motivos para incluir a logística reversa de resíduos: desde uma melhor reputação da empresa com os clientes até uma redução de custos e maiores margens de lucro. A implementação do sistema logístico deve começar pela conscientização para que a destinação dos resíduos seja dada corretamente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

seta para cima