indicadores de gestao                    
       
7 Maio
5 min de leitura

Indicadores de gestão de resíduos: por que são importantes?

cover image
Os indicadores de gestão de resíduos são importantes instrumentos para monitorar e medir a eficiência e eficácia da gestão de resíduos dentro da empresa. Saiba mais!
indicadores de gestão de resíduos

Os indicadores de gestão de resíduos são importantes instrumentos para monitorar e medir a eficiência e eficácia da gestão de resíduos dentro da empresa. O processo de elaboração dos indicadores para a gestão de resíduos contribui para melhorar a compreensão do que é realmente sustentabilidade aplicada na redução da geração de resíduos. E, como a adoção de práticas sustentáveis auxilia no gerenciamento eficaz de resíduos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Logo, neste artigo, entenderemos qual a importância desses indicadores. Acompanhe!

Gestão ambiental

O que são indicadores?

indicadores de gestão de resíduos

O termo indicador significa descobrir, apontar para, desvendar, anunciar, estimar ou trazer ao conhecimento público.

Os indicadores apresentam informações adequadas e sistematizadas para orientar o processo de tomada de decisão e o estabelecimento de prioridades na direção da gestão de uma organização.

Os indicadores são considerados excelentes ferramentas que proporcionam a antecipação de uma dificuldade e previne problemas antes que eles se tornem irreversíveis.

Já na Agenda 21 era advertido sobre a importância da elaboração de indicadores, principalmente para o desenvolvimento sustentável.

Os indicadores devem ser claros, viáveis e suficientes. Eles devem ser projetados para auxiliar na resolução de problemas, medir a eficácia das políticas, etc..

Na gestão de resíduos os indicadores demonstram a capacidade de a empresa medir o desempenho da sua gestão. Proporciona uma visão abrangente da situação da geração e gerenciamento de resíduos. São utilizados para direcionar a escolha das melhores tecnologias e técnicas mais adequadas para cada tipo de resíduos gerados. Através deles os recursos financeiros são direcionados de forma mais sustentável.

Para que servem os indicadores de gestão de resíduos

Os indicadores de gestão de resíduos servem para:

  • reconhecer metas e objetivos, analisando se as condições das finalidades de gestão de resíduos estão sendo atingidas;
  • sinalizar a necessidade de ações corretivas da estratégia da gestão de resíduos;
  • subsidiar a tomada de decisão;
  • tornar ferramenta para o gerenciamento de indicadores ambientais;
  • antecipar situações de risco.

Indicadores de sustentabilidade na gestão de resíduos

indicadores de gestão de resíduos

Indicadores de sustentabilidade são parâmetros ou um valor que fornece informações sobre o estado de um fenômeno em estudo. Podem ser expressos de maneira quantitativa ou qualitativa.

Os indicadores de sustentabilidade podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta na gestão de resíduos.

O objetivo dos indicadores de sustentabilidade é diagnosticar e avaliar o grau de sustentabilidade na gestão de resíduos, com enfoque nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Auxiliando, assim, nas definições de objetivos e metas para melhoria contínua.

Os indicadores de sustentabilidade surgiram com a necessidade de medir a eficiência do sistema de gestão ambiental. Haja vista que com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS ficou estabelecido que a empresas devem buscar práticas de consumo sustentável. Além disso, implantar instrumentos para incentivar a minimização, a reutilização, a reciclagem e a disposição ambientalmente adequada dos resíduos.

As funções dos indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos são:

  • avaliar as condições do sistema de gestão de resíduos em busca da sustentabilidade – se são seguidos práticas sustentáveis;
  • efetuar a comparação entre as situações anteriores e posteriores das metas estabelecidas – o objetivo é ter percepção se as ações adotadas na gestão de resíduos busca o desenvolvimento sustentável;
  • avaliar condições do sistema em relação às metas e objetivos – verificar se as metas e os objetivos são alcançados. Se não devem ser desenvolvidos ações para o seu alcance;
  • prover informações de advertência, ou seja, identificar os riscos ou falhas do sistema ineficiente;
  • antecipar futuras condições do sistema de gestão de resíduos.

Como construir os indicadores de gestão de resíduos?

indicadores de gestão de resíduos

Para construir os indicadores de gestão de resíduos a empresa deve considerar:

  1. uma base científica para que se possa ter resultados mensuráveis;
  2. o modelo adequado de indicador para que o objetivo seja alcançado;
  3. o tema prioritário ao qual se deseja monitorar;
  4. as fontes de informação para a tomada de dados;
  5. a periodicidade adequada para coleta de dados dos indicadores;
  6. facilidade de monitoramento – não é recomendável a escolha de um indicador onde é impossível a coleta de dados.

Exemplos de indicadores de gestão de resíduos

O desenvolvimento dos indicadores de gestão de resíduos tem o intuito de dar um panorama da situação dos resíduos na organização. Além disso, contribui para uma melhor compreensão do conceito de sustentabilidade.

Abaixo listamos sugestões de indicadores para serem implementados dentro da empresa. São eles:

  1. Geração de resíduos por tonelada produzida: esse indicador mede a quantidade de resíduos geradas durante a produção;
  2. Massa diária de resíduos coletados: quantidade de resíduo coletado por dia para destinação final;
  3. Massa diária de resíduos reciclados coletados via coleta seletiva: quantidade de resíduos reciclados coletados através da coleta seletiva;
  4. Taxa de resíduos recolhido pela coleta seletiva em relação a quantidade de resíduos gerados;
  5. Taxa de recuperação de resíduos recicláveis recuperados em relação a quantidade de resíduos gerado;
  6. Massa de resíduos enviados a aterros sanitários;
  7. Despesas com o manejo de resíduos: custo com o manejo de resíduos;
  8. Custo com o tratamento de resíduos;
  9. Massa recuperada e comercializada de reciclados.

Como monitorar os indicadores de gestão de resíduos?

indicadores de gestão de resíduos

Um excelente indicador deve apresentar informações adequadas para auxiliar no processo de tomada de decisão e no estabelecimento de prioridades na direção do desenvolvimento sustentável.

De modo geral, os indicadores de sustentabilidade são fundamentais para a gestão de resíduos, pois permitem avaliar e monitorar o desempenho ambiental das empresas, identificando pontos de melhoria e orientando as tomadas de decisão. Através desses indicadores, é possível mensurar o impacto ambiental das atividades produtivas e adotar medidas para reduzir o consumo de recursos naturais, direcionar a geração de resíduos e promover a reciclagem e reutilização dos materiais. Nesse sentido, a Plataforma de Gestão de Resíduos da Vertown oferece uma solição inovadora para a gestão de resíduos, utilizando tecnologias de ponta e estratégias sustentáveis. Com uma plataforma online e um time de especialistas, a Vertown auxilia as empresas a implementarem práticas mais sustentáveis em suas operações, incluindo a gestão de resíduos, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para a construção de um futuro mais sustentável.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

software online de emissão de mtr online
seta para cima