resíduos                    
       
17 Outubro
4 min de leitura

FISPQ - Ficha de Segurança de Produtos Químicos: tudo o que você precisa saber

cover image
A FISPQ é um documento que contém informações detalhadas sobre produtos químicos. Para empresas que lidam com substâncias químicas, a compreensão e o cumprimento das diretrizes da FISPQ são vitais para a segurança dos funcionários, a conformidade regulatória e a prevenção de acidentes.
FISPQ - Ficha de Segurança de Produtos Químicos: tudo o que você precisa saber

Você já ouviu falar na FISPQ? A Ficha de Segurança de Produtos Químicos é um documento essencial para garantir a segurança no manuseio, transporte e armazenamento de produtos químicos.

Para empresas que lidam com substâncias químicas, a compreensão e o cumprimento das diretrizes da FISPQ são vitais para a segurança dos funcionários, a conformidade regulatória e a prevenção de acidentes.

Leia também: Em quais casos é obrigatória a emissão da FISPQ?.

Veja, abaixo, os principais pontos que abordaremos neste artigo:

O que é a FISPQ e para que serve

A FISPQ é um documento que contém informações detalhadas sobre produtos químicos específicos, sejam eles perigosos ou não perigosos, mas cujas utilizações previstas ou recomendadas derem origem a riscos à segurança e saúde dos trabalhadores.

Componente fundamental do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), que visa padronizar a comunicação de riscos químicos em todo o mundo.

É importante destacar que a FISPQ é criada pelo fabricante ou fornecedor do produto químico, com o objetivo de fornecer informações críticas sobre os riscos, propriedades e medidas de segurança associadas ao seu uso.

A FISPQ desempenha um papel relevante em diversas áreas:

Segurança dos Funcionários: Fornece informações sobre os riscos associados a um produto químico, incluindo seus perigos à saúde e segurança, o que permite que os funcionários compreendam os riscos e tomem as medidas adequadas de proteção.

Prevenção de Acidentes: Ao conhecerem os perigos e riscos de um produto químico, as empresas podem implementar medidas de segurança adequadas para prevenir acidentes, como vazamentos, incêndios e exposição a substâncias perigosas.

Conformidade Regulatória: Sabia que, em muitos países, a preparação e a disponibilização de FISPQs são requisitos legais? O não cumprimento dessas regulamentações pode resultar em multas e penalidades.

Comunicação Eficiente: A FISPQ facilita a comunicação de informações críticas sobre produtos químicos em toda a cadeia de suprimentos, garantindo que todos os envolvidos estejam cientes dos riscos e das precauções necessárias.

Como obter a FISPQ de um produto

Como obter a FISPQ de um produto

O próprio fabricante do produto químico e seus fornecedores são os responsáveis por elaborar a FISPQ. Nesse sentido, a ficha atua como um canal de comunicação entre o provedor, seus compradores e utilizadores.

Por esse motivo, é obrigatório que a FISPQ esteja disponível publicamente. Quando a ficha precisar passar por algum tipo de atualização/correção, a última versão deverá ser distribuída.

De parte dos consumidores, a maneira mais direta de obter a FISPQ de um produto é entrar em contato com o fabricante ou fornecedor do produto químico. Vale observar que, hoje em dia, muitos fabricantes já disponibilizam a ficha em seus sites oficiais.

Exemplos de FISPQ

Uma FISPQ deve incluir as seguintes informações (os 16 itens abaixo são obrigatórios):

  • Identificação do Produto: nome do produto, número de identificação, fabricante e informações de contato;
  • Composição e Informações sobre Ingredientes: lista de ingredientes químicos, concentrações e números CAS (Chemical Abstracts Service) de cada componente;
  • Identificação de Perigos: classificação de perigos de acordo com os critérios do GHS, incluindo informações sobre os perigos à saúde, inflamabilidade, reatividade, etc;
  • Medidas de Primeiros Socorros: instruções para tratamento em caso de exposição ou acidente;
  • Medidas de Combate a Incêndio: instruções para combater incêndios relacionados ao produto;
  • Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento: procedimentos para lidar com vazamentos ou derramamentos do produto;
  • Manuseio e Armazenamento: orientações sobre o manuseio seguro, armazenamento e transporte do produto;
  • Controle de Exposição e Proteção Individual: recomendações para equipamentos de proteção pessoal e controle de exposição;
  • Propriedades Físicas e Químicas: informações sobre aparência, odor, ponto de fusão, ponto de ebulição, solubilidade, etc;
  • Estabilidade e Reatividade: indicações sobre as condições que podem afetar a estabilidade do produto;
  • Informações Toxicológicas e Efeitos à Saúde: efeitos à saúde e toxicidade do produt;
  • Informações Ecológicas: impacto ambiental do produto;
  • Considerações sobre Eliminação: instruções para descarte seguro;
  • Informações sobre Transporte: regulamentações para o transporte seguro do produto;
  • Regulamentações: lista de regulamentações específicas relacionadas ao produto;
  • Outras Informações: qualquer outra informação relevante.

Veja alguns exemplos de FISPQ:

Exemplos de FISPQ

Leia também: Por que devo usar um software especializado de Gestão de Resíduos?

Qual a NR que fala sobre FISPQ?

No Brasil, o documento é normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma ABNT NBR 14725-4:2014, a qual integra o sistema de comunicação globalmente harmonizado de riscos químicos (GHS).

Portanto, ela é fundamental para a segurança no manuseio e transporte de produtos químicos, e ajuda a garantir a conformidade com regulamentações de segurança e ambientais.

Como a Plataforma Vertown auxilia na FISPQ, dentre outros documentos, de forma automática?

Plataforma de Gestão de resíduos Vertown e FISPQ

A Plataforma de Gestão de Resíduos da Vertown é excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final.

Através dela, a empresa tem acesso a um mecanismo automático, que gerencia o ciclo de vida completo dos resíduos, iniciando na sua geração até chegar em sua disposição final. Veja algumas vantagens da utilização da Plataforma de Gestão de Resíduos Vertown:

  • Emissão de MTRs de forma totalmente automatizada e nos principais órgãos ambientais;
  • Painel de Indicadores para apoiar a tomada de decisão;
  • Controle de toda documentação de fornecedores da cadeia de gestão de resíduos;
  • Centralizar toda a operação de gestão de resíduos, como emissão de MTRs, CDFs e outras documentações pertinentes ao processo;
  • Apoio no cumprimento das exigências legais, elaboração de PGRS, auditoria de fornecedores, workshops e treinamentos.

Fale com um dos nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita.

Neste artigo, buscamos esclarecer ao máximo todas as suas dúvidas a respeito da FISPQ, Ficha de Segurança de Produtos Químicos, uma ferramenta fundamental para garantir a segurança no manuseio de produtos químicos.

Agende uma demonstração Online
seta para cima