ESG                    
       
28 Abril
6 min de leitura

Entenda o impacto do ESG no mercado financeiro

cover image
Você sabe o que é e o impacto do ESG no mercado financeiro? Neste artigo, você entenderá como ESG tem impactado o mercado financeiro. Confira!
impacto do ESG no mercado financeiro

Você sabe o que é e o impacto do ESG no mercado financeiro? Esses investimentos consideram os aspectos ambientais (environmet), sociais (social) e de governança (governance). Esses são os três pilares.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, você entenderá como ESG tem impactado o mercado financeiro. Confira!

Agende uma demonstração Online

O que é ESG?

A sigla ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance referindo-se à Ambiental, Social e Governança. Representa um conjunto de valores e critérios que a empresa desenvolve e/ou incorpora com o objetivo de melhorar o seu relacionamento com o meio ambiente e a sociedade.

O ESG vem sendo muito usado no mundo dos investimentos. Consultores financeiros, bancos e fundos de investimento têm avaliado as empresas de acordo com seus impactos e desempenho em três áreas: meio ambiente, social e governança.

Eles incorporam questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística.

A adoção de princípios ESG na empresa trás fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor. Além disso, afetam diretamente os resultados da organização de forma positiva, trazendo mais investimentos a ela.

ESG é sinônimo de empresa sustentável e socialmente responsável.

Qual é a importância do ESG?

impacto do ESG no mercado financeiro

Estabelecer a gestão ESG é um passo importante para as empresas estarem mais bem posicionadas no mercado, além de ter um melhor retorno financeiro. No Brasil os fundos ESG captaram ao menos R$ 2,5 bilhões em 2020.

O ESG possibilita o capitalismo consciente, ou seja, a organização deixa marcas positivas no mercado gerando um capital sem causar impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade.

O ESG tem sido usado para que muitos investidores avaliem se a empresa merece ou não receber investimentos. Portanto, se essas empresas precisam aprimorar seus processos através de investimentos com certeza as suas políticas ambientais, sociais e de governança serão avaliadas e consideradas. É provável que, em determinado momento, grandes fundos e investidores prefiram aplicar seu dinheiro, exclusivamente, nesse tipo de empresa.

Ademais, a sociedade, hoje em dia, tem destacado as organizações que são comprometidas com uma agenda mundial, por meio de uma governança corporativa, políticas ambientais e sociais.

Uma vez que os consumidores estão mais exigentes, atender às práticas de ESG tornam as empresas mais responsáveis e preparadas para serem mais eficientes e perenes.

Qual o impacto do ESG no mercado financeiro?

Já percebemos que a sustentabilidade vem ganhando espaço no planejamento estratégico das grandes empresas. Isso porque já é notório que empresas com melhor abordagem de práticas sustentáveis acabam entregando melhores resultados, tendem a um menor custo operacional e apresentam fatores mitigantes de risco operacional. Ademais tem atraído cada vez mais o interesse de investidores.

Uma pesquisa da Revista Exame demonstra em números o impacto do ESG no mercado. Para as empresas que participaram da pesquisa 72% dizem que medidas relacionadas à ESG têm impacto no resultado financeiro das companhias.

Mediante ao impacto do ESG, nos últimos anos tem sido lançados diversos fundos de ações especializados em empresas que seguem critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Em 2020, 95% dos índices de sustentabilidade performaram melhor que os índices de bolsas que não adotam esses critérios.

É uma convicção considerar que o ESG aumenta o potencial de retorno ajustado ao risco, reduzindo o risco de investimento e criando valor de investimento.

Uma empresa bem administrada, responsável, preocupada com os stakeholders (pessoal, clientes e meio ambiente) tem mais probabilidade de exibir um maior nível de resiliência e superar seus pares do que outra que não o faz.

Os indicadores ESG podem fornecer informações valiosas sobre fatores que podem ter um impacto significativo nas métricas financeiras de uma empresa e, portanto, informar melhor as decisões de investimento.

Prova disso são casos como o da JGP e do Santander Asset que encorparam a lista de gestoras que usam critérios ESG em todas as análises de ativos das carteiras de investimentos. As gestoras Indie Capital e Brasil Capital também já aderiram aos critérios de sustentabilidade para a seleção de ativos. Também Itaú, Fama e Constellation e Bradesco.

O BTG Pactual também investiu lançando o fundo BTGP Sustentabilidade ETF FI Ações, que investe 100% no ETF Índice S&P/B3 Brasil ESG da B3.

O que são os investimentos ESG?

impacto do ESG no mercado financeiro

Os investimentos ESG aplicados no setor financeiro são aqueles que consideram os fatores ambientais, sociais e de governança na análise e no processo de tomada de decisão.

Veja abaixo quais os fatores do ESG:

  • Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes;

  • Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados;

  • Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

Investimento de impacto x ESG: quais diferenças?

impacto do ESG no mercado financeiro

Muitos pensam que investimento de impacto é semelhante a investimento ESG, porém há uma diferença entre eles.

Enquanto os investimentos que levam em conta a análise dos fatores ESG têm um olhar mais focado em como a empresa trabalha considerando as práticas nos aspectos ambiental (E), social (S) e governança (G). Os investimentos de impacto analisa o quanto o core business resolve desafios sociais e ambientais.

Os investimentos ESG identificam riscos não financeiros que podem afetar o valor do ativo da organização. Os investimentos de impacto têm o foco em soluções para os desafios sociais e ambientais.

Como uma plataforma online para gestão dos resíduos contribui para os investimentos ESG?

impacto do ESG no mercado financeiro

O uso de um Software de Gestão Ambiental pode ser o ideal para reduzir impacto ambiental que as empresas geram, e controlar o cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança.

Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word. Com o software, você consegue ainda:

  • atender todas legislações ambientais pertinentes, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;

  • facilitar o gerenciamento de informações no processo, reduzindo tempo e custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;

  • estabelecer o mesmo canal de comunicação com os fornecedores; e

  • otimizar a elaboração de relatórios ambientais.

A jornada para implementar o ESG, principalmente relacionado ao pilar ambiental, nem sempre é simples, mas o mercado também global evoluiu e hoje existe um ecossistema pulsante de parceiros para o desenvolvimento de programas robustos de ESG.

Um deles é a VGR, startup especializado em soluções ambientais para empresas, com o compromisso de atender cada etapa da cadeia produtiva com alto padrão de qualidade.

Portanto, percebe-se o impacto ESG no mercado financeiro isso porque já é notório que empresas com melhor abordagem de práticas sustentáveis acabam entregando melhores resultados, tendem a um menor custo operacional e apresentam fatores mitigantes de risco operacional.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima