tecnologia para tratamento de residuos                    
       
9 Abril
4 min de leitura

Como garantir que o tratador está apto para receber o seu resíduo?

cover image
Através do Mercado de Resíduos são indicadas empresas que estão em conformidade com a legislação. Isto é, você tem confiabilidade no serviço realizado.
Como garantir que o tratador está apto para receber o seu resíduo

Ao tratar resíduos empregamos tecnologias apropriadas com o objetivo de neutralizar as propriedades perigosas dos resíduos ou até mesmo transformá-los em um material que pode ser empregado como matéria prima em um processo produtivo.

Neste caso, a transformação pode gerar uma matéria prima secundária ou primária. Nas indústrias de papel há vários exemplos de organizações que utilizam o resíduo de papel novamente em seu processo.

Muitos tratadores de resíduos utilizam as diversas tecnologias existentes que vão desde a reciclagem até a disposição final de rejeitos.

Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei 12.305/2010, o tratamento de resíduos tem a quinta prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos.

É importante destacar que somente quando não for possível aplicar os outros princípios (não geração, redução, reutilização e reciclagem) é que deve ser empregado o tratamento,

Mas afinal, como saber se a empresa contratada para realizar o tratamento do meu resíduo está apta para este serviço? Como detectar se a organização suporta a quantidade gerada e se a disposição final será correta?

Analisando os tratadores de resíduos

A VG Resíduos possui um canal que conecta as empresas aos tratadores de resíduo, conhecido como Mercado de Resíduos. A partir desse software sua organização terá opções confiáveis de empresas aptas para o tratamento de resíduos.

Através do Mercado de Resíduos são indicadas as empresas que estão em plena conformidade com a legislação. Isto é, você tem segurança e confiabilidade no serviço realizado.

Mas para você entender melhor como funciona essa avaliação, informaremos algumas dicas importantes para não errar na escolha da tratadora de resíduo e promover a gestão de resíduos de forma eficiente.

Verifique se a tratadora possui licenciamento ambiental

trator e licenciamento ambiental

As empresas que  tratam resíduos necessitam passar pelo processo de Licenciamento Ambiental.

No licenciamento serão apresentadas características do empreendimento aonde serão realizados o tratamento, além dos aspectos ambientais relevantes das áreas que sofrem influência do mesmo.

Essas informações serão utilizadas para avaliação dos possíveis impactos ambientais em decorrência da instalação e operação desses empreendimentos e proposição de programas de controle ambientais, demonstrando o atendimento à Legislação Ambiental.

Para ter certeza que a empresa que trata seu resíduo tem a certificação basta apenas consultar os órgãos ambientais. Através dela a sua empresa obterá todas as informações legais do empreendimento.

Estes órgãos ambientais estão diretamente ligados ao Ministério do Meio Ambiente. São eles os responsáveis por autorizar e acompanhar a implantação e a operação de atividades que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.

Todos os empreendimentos que se encaixam nessa categoria devem buscar o licenciamento ambiental, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalação até a sua efetiva operação.

O IBAMA é o responsável pelo licenciamento das empresas de tratamento de resíduos cujo serviço é realizado em mais de um estado e daquelas cujos impactos ambientais ultrapassem os limites territoriais, ou seja, fora do país.

Se a empresa só realiza o serviço dentro do próprio Estado, cabe ao órgão ambiental daquele Estado licenciar as atividades localizadas em seus limites regionais.

Exija o Certificado de Destinação Final

Certificado de Destinação Final

O Certificado de Destinação Final - CDF é um documento que comprova o tratamento dos resíduos.

De posse do CDF, a empresa tem condições de demonstrar aos clientes e órgãos competentes que realiza a disposição final dos resíduos de forma correta e prevista pela legislação ambiental.

Além da importância do Certificado de Destinação Final como comprovante que o tratamento foi realizado de forma ambientalmente correta, ele é um documento requerido para possíveis auditorias e para o atendimento ou manutenção da ISO 14001.

A implementação dessa norma é buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental. A consultoria online Verde Ghaia proporciona a sua organização um método simples e fácil de implementar essa norma.

Realize auditorias

auditoria na gestão de resíduos

Não deixe de realizar auditorias e visitas ao seu prestador de serviço. E, procure conhecer em detalhes a qualidade e seriedade dos processos de tratamento que essa empresa utiliza. Essa prática é fundamental para prevenir problemas que possam causar grandes transtornos.

O objetivo da auditoria é garantir que os processos de tratamento estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos e que seja um processo legal.

Na auditoria será verificada toda a documentação legal e a qualidade do serviço prestado. Resumidamente, esse processo garante que as informações prestadas em documentos estejam em conformidade com os processos realizados na prática.

A VG Resíduos possui um sistema que permite monitorar as principais pendências e documentos; concede ao usuário maior segurança quanto ao cumprimento dos parâmetros legais; bem como auxilia no preenchimento de documentos - como o certificado de destinação final, ficha de emergência, manifesto de transporte, dentre outros –, permitindo upload e download de arquivos em formatos doc., xls e pdf.

A comunicação de pedidos de coleta é automatizada e o acompanhamento do status do serviço torna-se um indicador do relacionamento com seu fornecedor.

Com a auditoria de fornecedores, é possível verificar os tradicionais documentos referentes ao tratamento de resíduos e confirmar se as informações anteriores prestas são verdadeiras, e checar todos os todos os comprovantes referente ao tratamento.

Como a VG Resíduos pode ajudar a sua empresa?

software gestão de resíduos

Caso seu empreendimento tenha contratado um fornecedor para tratamento do seu resíduo e há dúvidas se este está apto para o tratamento do resíduo entre em contanto com a VG Resíduos através do telefone (31) 3656-5538.

A nossa consultoria online em gestão de resíduos facilitará o entendimento das resoluções, normas e legislações pertinentes ao tratamento. Também, contamos com software para o gerenciamento de resíduo.

Além disso, o Grupo Verde Ghaia possui um serviço especializado em consultoria na implementação das principais normas de gestão, entre elas a ISO 14001.

Coma certificação ISO 14001 a sua empresa terá um processo todo voltado para a preservação ambiental e geração de valor.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima