ESG                    
       
28 Outubro
6 min de leitura

Como o movimento ESG impacta os ODS da ONU?

cover image
ESG é a sigla em inglês para designar fatores ambientais, sociais e de governanças para avaliar empresas e países em relação à sustentabilidade. Saiba mais.
ESG impacta os ODS da ONU

ESG é a sigla em inglês para designar fatores ambientais (Environmental), sociais (Social) e de governanças (Governance) para avaliar empresas e países sobre os quão avançados estão em relação à sustentabilidade.

Portanto, criamos este artigo como um guia para ajudá-lo a navegar por esses mundos e garantir que seu negócio seja uma perspectiva atraente para investidores com visão de futuro.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, abordaremos mais sobre ESG e como impacta os ODS da ONU. Confira!

Agende uma demonstração Online

ESG e os ODS da ONU: conceitos, o que são? Por que são importantes?

ESG impacta os ODS da ONU

O desempenho não financeiro é uma parte cada vez mais importante do negócio, mas isso não significa que seja fácil de alcançar. Tentar navegar pelos vários termos e siglas pode parecer autoritário. Existem, por exemplo, siglas como o ESG, ODS’s s e todo tipo de jargão sendo usado.

Uma vez que dados suficientes tenham sido adquiridos sobre essas três métricas, eles podem ser integrados ao processo de investimento ao decidir quais ações ou títulos comprar. Basicamente, os fatores têm esses significados:

Fatores Ambientais: Os fatores ambientais incluem a contribuição de uma empresa ou governo às mudanças climáticas por meio das emissões de gases de efeito estufa, junto com o gerenciamento de resíduos e a eficiência energética. Dados os esforços renovados para combater o aquecimento global, reduzir as emissões e descarbonizar se tornou mais importante.

Fatores Social: inclui direitos humanos, padrões de trabalho na cadeia de abastecimento, qualquer exposição a trabalho infantil ilegal e questões mais rotineiras, como adesão à saúde e segurança no local de trabalho. A pontuação social também aumenta se uma empresa estiver bem integrada com sua comunidade local e, portanto, tiver uma ’licença social’ para operar com consentimento.

Fatores Governança: Governança refere-se a um conjunto de regras ou princípios que definem direitos, responsabilidades e expectativas entre as diferentes partes interessadas na governança de empresas. Um sistema de governança corporativa bem definido pode ser usado para equilibrar ou alinhar interesses entre as partes interessadas e pode funcionar como uma ferramenta para apoiar a estratégia de longo prazo de uma empresa.

Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais interdependentes projetadas para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos. Os ODS foram definidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e devem ser alcançados até o ano de 2030. Eles estão incluídos em uma Resolução da ONU chamada Agenda 2030.

Os 17 objetivos interdependentes são: (1) Sem Pobreza, (2) Fome Zero, (3) Boa Saúde e Bem-estar, (4) Educação de Qualidade, (5) Igualdade de Gênero, (6) Água Limpa e Saneamento, (7) ) Energia Limpa e Acessível, (8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico, (9) Indústria, Inovação e Infraestrutura, (10) Redução da Desigualdade, (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis, (12) Consumo e Produção Responsáveis, (13) Clima Ação, (14) Vida abaixo da água, (15) Vida na Terra, (16) Paz, Justiça e Instituições Fortes, (17) Parcerias para os Objetivos.

Como interferem no desenvolvimento sustentável?

ESG impacta os ODS da ONU

Com 169 metas específicas, os ODS apresentam uma ampla gama de oportunidades para as empresas fazerem a diferença. Os Objetivos de Sustentabilidade da ONU podem ser usados ​​para gerenciar relatórios ESG e criar valor financeiro de longo prazo.

As iniciativas que terão impacto em vários desses objetivos podem ser implementadas em conjunto com seus esforços para aumentar a transparência e a responsabilidade da cadeia de suprimentos.

A implementação dos ODS e ESG em seu negócio pode ser assim:

  • Pagar parte justa dos impostos nos países de operação e evitar a evasão fiscal;
  • Incluindo pessoas marginalizadas e sub-representadas na cadeia de valor;
  • Investindo em comunidades;
  • Garantindo a ausência de escravidão na cadeia de abastecimento;
  • Pagando preços justos aos fornecedores;
  • Praticando a inclusão por meio de políticas corporativas;
  • Divulgação de emissões de GEE e exposição ao risco climático devido às atividades de negócios;
  • Melhorar os processos para reduzir o desperdício, incluindo embalagem e distribuição;
  • Melhorar os métodos de produção;
  • Educar e incentivar os fornecedores a aderir a padrões rígidos;
  • Construir parcerias nacionais e globais em saúde, programas de educação, treinamento, etc;
  • Avaliação e correção de lacunas no uso de recursos e procedimentos de desperdício;
  • Revisão das políticas internas para eliminar preconceitos e discriminação não intencionais;
  • Desenvolvimento de programas de liderança feminina;
  • Compreender o impacto das atividades de negócios nos recursos naturais, uso de água e energia;
  • Apoiar novos modelos de negócios que podem fornecer energia limpa / renovável;
  • Estabelecer políticas de compras sustentáveis ​​e códigos de conduta de fornecedores;
  • Promover o consumo responsável por meio de eventos de marketing e relações públicas;
  • Patrocinando iniciativas de ONGs para restaurar habitats degradados.

Como interfere na Gestão ambiental e Gestão dos Resíduos?

ESG impacta os ODS da ONU

Até o momento, os focos principais do ESG e das ODS têm sido em relação a finanças verdes e investimentos, bem como às indústrias de combustíveis fósseis, mineração, alimentos e roupas. Porém, a gestão de resíduos, por sua própria natureza, sempre esteve próximo das questões ESG das ODS

A eliminação de resíduos claramente tem um grande impacto ambiental. A conformidade com a regulamentação ambiental - de autorizações e licenças ao dever de cuidado - está no cerne da maioria dos negócios de resíduos.

À medida que a demanda pública por produtos ambientalmente e socialmente responsáveis continua a crescer, haverá maior transparência e rastreamento do caminho desses resíduos.

A legislação potencial futura, como aquela sobre o imposto sobre embalagens de plástico e esquemas de devolução de depósito, também pode representar encargos adicionais para as empresas de resíduos. Por isso, incorporar práticas e estratégias ESG, bem como as ODS, podem contribuir no enfrentamento de novos desafios que se aproximam.

Os benefícios de incorporar o ESG e as ODS na gestão de resíduos vão desde o início e ao longo de todo um de gerenciamento, e podem ter um grande impacto. Aplicar um aspecto de sustentabilidade no gerenciamento do resíduo pode resultar em reduções de custos, aumento do lucro, aumento do interesse do investidor e, mais importante, apoio público das partes interessadas.

Trabalhar com especialistas ESG e ODS, que sabem como projetar, monitorar, medir e relatar pode ajudar as instalações de gerenciamento de resíduos a maximizar seu potencial de criação de valor.

As organizações também precisam de uma equipe qualificada, que saiba como aplicar todas as normas e orientações específicas do setor em constante evolução para sua situação única de uma instalação de gerenciamento de resíduos.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gestor ambiental?

ESG impacta os ODS da ONU

A VGR - Gestão de resíduos online como sistema integrado de gestão de resíduos pode auxiliar, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word. Com o software, você consegue ainda:

  • Atender todas legislações ambientais pertinentes, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;
  • Facilitar o gerenciamento de informações no processo, reduzindo tempo e custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;
  • Estabelecer o mesmo canal de comunicação com os fornecedores; e
  • Otimizar a elaboração de relatórios ambientais.

Caso você, gestor, ainda esteja confuso sobre a posição de sua organização em relação à ESG e ODS, não precisa se preocupar. Os profissionais da VGR Resíduos podem ajudá-lo a tornar sua organização mais competitiva através de para o alto desempenho do seu negócio.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental
seta para cima