gerenciamento de residuos                    
       
21 Setembro
10 min de leitura

Aprenda a fazer a gestão interna de resíduos

cover image
A gestão interna de resíduos consiste em realizar atividades como: coleta interna de materiais, segregação e disposição em espaços específicos para... Saiba mais!
gestao interna de resíduos

A gestão interna de resíduos consiste em realizar atividades como: coleta interna de materiais, segregação e disposição em espaços específicos para armazenamento temporário antes de ser destinado de forma ambientalmente correta. Neste artigo apreenderemos a fazer a gestão interna de resíduos de forma correta e eficiente!

Os resíduos são gerados de várias formas, seja no escritório, no refeitório ou na produção. Quando um material não pode ser aproveitado integralmente, este se torna um rejeito ou um resíduo.

A adequada gestão interna de resíduos permite que a empresa se organize e se torne mais competitiva no mercado de resíduos, atraindo interessados em coprodutos de qualidade.

A gestão interna de resíduos é um das formas mais comuns de desenvolver consciência ambiental e garantir a sustentabilidade.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • o que é gestão interna de resíduos
  • qual a importância da gestão ambiental para fazer gestão interna de resíduos
  • como fazer a gestão interna de resíduos da minha empresa
  • plano de gerenciamento de resíduos sólidos – o que é e quais setores são obrigados a elaborar
  • por que preciso fazer o armazenamento temporário dos resíduos
  • vantagens da gestão interna de resíduos
  • mercado e venda de resíduos
  • como ter uma gestão interna de resíduos eficiente

O que é gestão interna de resíduos?

A gestão interna de resíduos consiste no ato de gerenciar internamente na empresa todos os resíduos gerados, dispondo de atividades como: coleta interna de materiais, segregação e disposição em espaços específicos para armazenamento temporário antes de ser destinado de forma ambientalmente correta.

Todos esses aspectos estão previstos na Lei n° 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A PNRS determina que as organizações devam garantir a minimização na produção de resíduos e o seu reaproveitamento na forma de matérias-primas.

As empresas devem seguir a seguinte ordem de prioridade na gestão interna de resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo. O sua gestão é um excelente método que cria oportunidades de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição dos resíduos.

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Qual a importância da gestão ambiental para fazer gestão interna de resíduos?

gestao interna de resíduos

Consolidar uma marca de sucesso com produtos e serviços de qualidade é uma tarefa árdua e também muito compensatória, certo? Para tal, com as inovações e dinamismo do mercado, além da qualidade, a questão ambiental é um fator primordial para empreendedores que almejam competitividade, diferenciais e destaque no mercado atual.

Fato é que empresas com ética nos negócios, uso responsável dos recursos naturais e que tem respeito com as pessoas, conquistam posições de destaque e ficam à frente da concorrência cada vez mais acirrada.

Não apenas por questões mercadológicas, mas também pelo fato de as empresas terem de cumprir obrigações legais inerentes às suas atividades, a gestão interna de resíduos faz parte do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Sendo que o PGRS é item obrigatório para empresas públicas e privadas de determinados setores, exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Sistema de Gestão Ambiental é conhecido e reconhecido em todo o mundo e aborda os principais requisitos para as empresas identificarem, controlarem e monitorarem questões ambientais.

Possui benefícios como: aperfeiçoamento do SGA, crescimento eficaz, aumento da rentabilidade, melhoria da imagem da empresa, auxilia no cumprimento da legislação ambiental, incentiva ao cumprimento de ações voltadas para a gestão ambiental, traz competitividade internacional e satisfação do cliente.

A implementação da gestão ambiental na organização pode ser feita através da ISO 14001. Esta norma foi recentemente atualizada (ISO 14001:2015) e, além de possuir maior compatibilidade com as demais normas ISO, traz requisitos relacionados ao gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais durante o Ciclo de Vida de produtos ou serviços da empresa.

É importante frisar que sendo assim, ao realizar corretamente a gestão interna dos resíduos, a empresa tem condições para obter e manter uma Certificação Ambiental.

Gestão ambiental

Como fazer a gestão interna de resíduos da minha empresa?

Tudo começa com a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, elaboração de um PGRS e criação de espaços para armazenamento temporário dos resíduos.

A demonstração da capacidade que a empresa possui para gerir de forma ambientalmente adequada todos os resíduos gerados é feita pelo PGRS.

Veja o passo a passo de como fazer a gestão interna de resíduos:

  1. Faça um diagnóstico dos setores identificando quais atividades são desenvolvidas e quantas pessoas trabalham. Também, quais insumos são utilizados e se acontece algum descarte naquele setor.

  2. Identifique os resíduos gerados em cada setor.

  3. Identifique os tipos de resíduos que cada um deles gera (plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos).

  4. Depois de identificados os tipos de resíduos, conheça a quantidade gerada.

  5. Classifique os resíduos: todos os resíduos sólidos coletados nos setores deverão ser classificados, para sua posterior segregação, de acordo com as classes definidas pela norma técnica ABNT – NBR 10.004/04.

As classes dos resíduos são estabelecidas relacionando sua origem e seus riscos potenciais ao meio ambiente e a saúde pública, para que possam receber o gerenciamento adequado.

As classes definidas para os resíduos sólidos são:

  • resíduos Classe I – Perigosos: aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade e patogenicidade. São exemplos de resíduos classe I: óleos e graxas minerais, tintas, ou materiais contaminados com essas substâncias e resíduos de serviços de saúde, dentre outros;

  • resíduos Classe II A – Não Perigosos e Não Inertes: podem ter propriedades como combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água e não se enquadram nas classificações de resíduos classe I. São exemplos de resíduos classe II A os restos de alimentos, os lodos das fossas sépticas, os resíduos sanitários em geral, papel, papelão, dentre outros;

  • resíduos Classe II B – Não Perigosos e Inertes: são quaisquer resíduos que, quando amostrados de forma representativa, e submetidos a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou deionizada à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor. São exemplos de resíduos classe II B: Sucatas de materiais ferrosos e não ferrosos, dormentes inservíveis vidros, borrachas, resíduos da construção civil não contaminados com óleos, solventes e tintas, dentre outros.

Segregue e Armazene: a segregação dos resíduos deve considerar a sua classificação, a fim de evitar riscos caso os resíduos reajam entre si. Portanto, os resíduos devem ser segregados e armazenados conforme suas características.

A segregação obedecerá a CONAMA 275/01 e NBR 10.004/04, para evitar a contaminação de outros materiais e facilitar o acondicionamento, armazenamento temporário, tratamento ou disposição final.

Importante que a segregação seja realizada na fonte geradora, como medida eficaz para a redução, a reutilização e a reciclagem dos mesmos.

Os resíduos deverão ser segregados em áreas identificadas de acordo com as cores padrão para cada tipo de resíduo.

Os locais para armazenamento temporário serão sinalizados e determinados de acordo com as especificações técnicas da NBR 11.174/90 e 12.235/92.

Transporte: o transporte deverá ser planejado para retirar os resíduos sempre que o local de armazenamento atingir 3⁄4 (três quartos) de sua capacidade. Para um correto transporte, é necessário que o transportador tenha uma licença de operação para realizar aquele tipo de atividade. Além disso, será necessária a emissão de uma CTR (Controle de Transporte de Resíduos), do MTR, FDSR, Ficha de Emergência, etc.;

Destinação Final: a destinação final dos resíduos deverá ser realizada por uma empresa especializada e licenciada.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – o que é e quais setores são obrigados a elaborar?

O PGRS é um documento que fala de toda a trajetória do resíduo internamente e externamente por meio de um memorial descritivo dos procedimentos implementados e operacionalizadas, bem como daqueles que ainda serão adotados (caso ainda não existam), envolvendo as etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação ou disposição final.

De acordo com o art. 20 da PNRS, os setores obrigados a elaborar o PGRS são:

geradores de resíduos de serviços públicos de saneamento básico;

geradores de resíduos industriais;

geradores de resíduos de serviços de saúde;

geradores de resíduos de mineração;

estabelecimentos comerciais de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos ou que sejam definidos como de responsabilidade privada por sua natureza, composição, natureza ou volume;

empresas de construção civil;

terminais ou outras instalações de serviços de transporte;

atividades agrossilvopastoris, conforme exigência do órgão ambiental ou de vigilância sanitária.

Por que preciso fazer o armazenamento temporário dos resíduos?

A quantidade gerada de resíduos nas empresas não segue “um padrão internacional”. Cada empresa, de acordo com seu processo produtivo, tem uma quantidade e qualidade de resíduos gerados, portanto muitas vezes é inviável haver coleta de resíduos diariamente.

Sendo assim, ao implementar a gestão interna dos resíduos, é necessário que haja uma central de resíduos ou um pátio.

Esses locais são destinados para segregação interna e destino temporário dos resíduos gerados.

Os locais de armazenamento devem conter risco mínimo de contaminação, sinalização adequada, restrição de acesso, piso impermeabilizado e proteção dos resíduos contra intempéries (chuvas e ventos), dentre outros aspectos necessários a uma estruturação adequada e de acordo com as características dos resíduos que serão ali armazenados.

As condições exigíveis para o armazenamento é determinada pela norma da ABNT NBR 12.235 e, no caso de resíduos não perigosos, a ABNT NBR 11.174.

Vantagens da Gestão Interna de Resíduos

  • permite o mapeamento do caminho dos resíduos que são gerados;

  • avaliação do ciclo de vida do produto;

  • criação de estratégias para o Mercado de Resíduos;

  • cumprimento da legislação vigente;

  • evita contaminação entre os resíduos gerados, devido à segregação;

  • redução de custos;

  • possibilita a redução/eliminação do passivo ambiental;

  • geração de receita com a venda de resíduos;

  • aproveitamento integral dos resíduos;

  • possibilita que a empresa adote o conceito Aterro Zero;

  • manutenção adequada do certificado ambiental;

  • possibilita uma economia circular;

  • obtém diferencial competitivo.

Mercado e venda de Resíduos

Fazer gestão interna de resíduos corretamente reduz custos, evita multas, notificações ambientais e demais custos desnecessários, além disso, gera receita e traz vantagens ambientais e competitivas frente a seus concorrentes.

Para te ajudar neste processo, a plataforma Mercado de Resíduos, cria oportunidades e otimiza a gestão das organizações para um melhor aproveitamento e destinação dos resíduos.

Neste módulo, é possível fazer oferta e busca de resíduos e serviços. Seu objetivo é agregar valor ao resíduo que é transformado em insumo para ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas e ainda, estimular a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.

Como ter uma gestão interna de resíduos eficiente?

Um sistema automatizado especializado em Gestão de Resíduos permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental. O sistema gerencia o ciclo de vida dos resíduos, desde a sua geração, armazenamento, transporte, até chegar à sua disposição final.

Através desses sistemas são garantidos que todas as etapas necessárias para uma gestão eficiente sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

A vantagem em ter um sistema especializado de gestão de resíduos é o fim das planilhas manuais. Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

Neste sistema, os dados necessários para gerar relatórios e inventários de gestão de resíduos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

O VG Resíduo é um software excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final.

O software da VG Resíduos gera automaticamente todos os documentos de gestão de resíduos obrigatórios, como o MTR, CADRI, CDF e CONAMA 313.

O software pode funcionar online, desktop e mobile. O usuário informa a quantidade de resíduos gerados e a data. Também informa quem realizará o transporte e qual o tipo de tratamento será dado. Além de outras informações importantes sobre os resíduos, como sua classificação. Dessa forma, automaticamente são gerados os documentos obrigatórios para os órgãos ambientais.

Sendo assim, a gestão interna de resíduos pode ser feita através de um software de gestão de resíduos, Como a VG Resíduos. O software permite ter controle sobre as atividades de: coleta interna de materiais, segregação e disposição em espaços específicos para armazenamento temporário antes de ser destinado de forma ambientalmente correta.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima