reciclagem                    
       
6 Setembro
4 min de leitura

Confira o passo a passo da reciclagem do alumínio e gere renda

cover image
A reciclagem do alumínio,  devido as suas propriedades físico-químicas e por muito usado, é muito visada. Além disso, gera um bom retorno financeiro. Leia!
reciclagem do alumínio

A reciclagem do alumínio,  devido as suas propriedades físico-químicas e por ser muito usado, gera um bom retorno financeiro para empresas especializadas. O processo de reciclagem do alumino consiste na reutilização do alumínio para a confecção de novos produtos. O que é muito mais barato e consome muito menos energia do que produzir o alumínio por meio da bauxita.

O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. Confira o passo a passo da reciclagem do alumínio neste artigo!

Como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia?

Reciclagem do alumínio

reciclagem do alumínio

Sempre quando falamos em reciclagem o primeiro pensamento que temos é do alumínio sendo reciclado.

O que reforça a sua vocação para reciclagem são suas características que permite a reciclagem infinitamente sem perder suas propriedades.

O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos descartados, quanto por sobras do processo produtivo. Utensílios domésticos, latas de bebidas, esquadrias de janelas, componentes automotivos, entre outros, podem ser fundidos e empregados novamente na fabricação de novos produtos.

No Brasil as latas de alumínio para bebidas são as mais recicladas, devido ao alto consumo e um ciclo de vida muito mais curto que o apresentado por outros produtos de alumínio.

A ABAL, Associação Brasileira do Alumínio, estima que em aproximadamente 60 dias uma latinha de alumínio volta para o consumidor. Ou seja, podem ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo.

O processo de reciclagem de alumínio é muito mais barato e consome menos energia do que a produção deste metal.

Gerenciamento de resíduos

Etapas do processo de reciclagem do alumínio

reciclagem do alumínio

1º passo

Os resíduos de alumínio (latas e outros materiais de alumínio), que já foram usados e descartados, são encaminhados para a reciclagem.

Nessa etapa do processo é fundamental que programas de coleta seletiva sejam implementados, pois separa o lixo orgânico do reciclável.

Aterro sanitário: o tratamento do chorume deve ser uma prioridade?

2º passo

Nesta etapa todas as impurezas são separadas do material que será reciclado.

3º passo

O resíduo de alumínio é picotado e reduzido para ser fundido.

Cinco ações que afastam o passivo ambiental da sua empresa

4º passo

Após limpo e picotado o resíduo é fundido a 700ºC. Nesse processo de fundição o alumínio é derretido e o produto gerado é o alumínio líquido.

5º passo

O alumínio líquido é transformado em lingotes ou chapas de alumínio. Estes produtos são vendidos para as indústrias que fabricam produtos e embalagens de alumínio. Assim, o material retorna a cadeia produtiva.

Vale ressaltar também que o processo de reciclagem de alumínio é muito mais barato e consome menos energia do que a produção primária deste metal (usando a mineração da bauxita, que é a matéria-prima).

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Benefícios da reciclagem do alumínio

 

A reciclagem do alumínio tem como benefícios:

  • contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar, protegendo o meio ambiente;
  • melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
  • prolongação da vida útil de aterros sanitários, uma vez que menos resíduos serão dispostos;
  • melhora a produção de compostos orgânicos;
  • geração de empregos e receitas para a população não qualificada com a comercialização dos recicláveis;
  • estimulo da concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles produzidos a partir de matérias primas virgens;
  • contribuição para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

5 dicas para sua empresa gerar renda com a reciclagem de papelão

Mercado de resíduos: como gerar renda?

reciclagem do alumínio

O mercado de resíduos para a reciclagem do alumínio é ampla. É possível obter o alumínio reciclado a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros.

Por não danificar a estrutura do metal a reciclagem do alumínio permite que o reciclado seja reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade do alumínio produzido por mineração.

As características do reciclado permitiram a sua utilização nas indústrias de embalagens, fomentando assim as empresas produtoras de laminados e folhas de alumínio. Também são empregados nas em outros grandes mercados consumidores, como na fabricação de embalagens de produtos farmacêuticos, de higiene e limpeza, de bebidas e de alimentos.

Também podem ter outras utilizações, como na indústria química, ferro-liga, mineração, explosivos, refratários, pigmentos, combustíveis sólidos para foguetes, resinas, soldas exotérmicas, botijões de gás, medicamentos antiácidos, abrasivos, placas de automóveis, entre tantas outras.

Através do Mercado de resíduos, uma plataforma que conecta tratadores com geradores e compradores do reciclado, é possível a empresa gerar receita, diminuir despesas e, ainda, evitar passivos ambientais ao cumprir a legislação referente à destinação/disposição ambientalmente adequada de resíduos.

Na plataforma, tratadores de todo o país podem fazer ofertas de tratamento ou compra dos resíduos ofertados.

A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

Diante disso, concluímos que a reciclagem do alumínio é parte importante do ciclo de vida do alumínio. Quanto mais aumenta a quantidade de reciclado, mais são minimizadas as emissões causadas pela fusão do metal usado. A fonte do resíduo de alumínio é ampla. Podem ser aviões, automóveis, bicicletas, barcos, computadores, aparelhos domésticos, cabos e latas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos

comprar e vender resíduos
seta para cima