Por que a gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais?

14/03/2024

A gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais, já que controla a geração, a destinação, os documentos comprobatórios e emite os relatórios exigidos pelos órgãos ambientais tudo dentro do prazo. Ao automatizar a gestão de resíduos em uma empresa, estamos falando em mais eficiência, menos custos, melhor aproveitamento do tempo, maior segurança nos dados e menores risco de descumprir leis ambientais.

A automatização na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente na elaboração de documentos de destinação de resíduos (MTR*, CDF, CADRI, etc.).

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Continue lendo para saber mais sobre como a automação pode ser uma ótima aliada na otimização de tempo e de pessoal, facilitando a gestão ambiental e de resíduos.

O que é e como funciona a automação de processos na gestão ambiental

Fazer gestão de resíduos é adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. O principal objetivo da gestão é a minimização da produção de resíduos, visando à preservação ambiental e uma melhor qualidade de vida para a população. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos resíduos.

Coma automatização da gestão de resíduos as organizações obtém aumento de controle nas informações, padronização, redução de custos e melhoria na gestão de fornecedores.

Para automatizar os processos é preciso eliminar as antigas planilhas manuais da gestão de resíduos, substituindo-as por tecnologias que favoreçam uma gestão ambientalmente adequada e com alta redução de custo.

Como a automatização contribui na gestão de resíduos

A automatização na gestão de resíduos surge como grande aliada para as empresas, uma vez que o monitoramento dos resíduos pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Com a automatização a empresa consegue aumentar a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Ao automatizar a gestão de resíduos a empresa consegue:

Ao automatizar a gestão de resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos. Com os processos automatizados a geração de resíduos é monitorada e como consequência a quantidade reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

A gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais

As organizações devem cumprir varias determinações legais em relação à gestão de resíduos. Existem uma série de leis, decretos e resoluções sobre o manejo e o descarte de resíduos. Para afastar multas as empresas devem cumpri-las.

As principais leis base para a gestão de resíduos são:

Para comprovar o cumprimento das leis, a organização deve emitir documentos e relatórios. Muitos desses com prazos específicos de envio. A não emissão desses cumprimentos leva a multas ambientais. A automatização da gestão facilita a emissão desses documentos e dos relatórios. Haja vista que dos dados estarão corretos, os documentos podem ser gerados automaticamente, o sistemas geram alertas dos prazos, entre outras. Benefícios no qual com o controle manual seria impossível de ter.

Atuação da Vertown na gestão de resíduos automatizadas

A Plataforma de Gestão de Resíduos Vertown é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios. Os benefícios de utilizar a plataforma para reduzir custos da gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

Através da nossa Plataforma de Gestão de Resíduos, clientes como BRF, ArcelorMittal, Bombril, ALE Combustíveis, Atacadão e Magalu, apenas para citar algumas, estão tendo ótimos resultados em seus processos de gestão de resíduos. Estou falando não só de nomes, mas de mais de 500 mil toneladas de resíduos reaproveitados e um retorno financeiro de mais de 1 milhão de reais economizados. Se você deseja revolucionar a gestão de resíduos da sua empresa, basta solicitar contato com nossa equipe comercial.