sustentabilidade                    
       
1 Setembro
5 min de leitura

Como a VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental?

cover image
A VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental uma vez que auxilia no gerenciamento e planejamento de projetos de preservação ambiental e gestão de resíduos. Confira!
VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental

A VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental uma vez que auxilia no gerenciamento e planejamento de projetos de preservação ambiental e gestão de resíduos. Para tanto, ele tem que ter controle total sobre a gestão ambiental da empresa.

Para melhor desempenho do seu trabalho, a VGR Gestão de Resíduos Online desenvolveu uma plataforma de gestão capaz de monitorar e controlar todos os aspectos fundamentais para uma gestão assertiva. Saiba mais!

O trabalho de um gerente ambiental é uma importante estratégia para que as organizações realizem a gestão dos impactos dos seus produtos e resíduos sobre o meio ambiente.

Neste artigo falaremos mais sobre como a plataforma VGR Gestão de Resíduos Online auxilia o gerente ambiental. Confira!

Gestão ambiental

Qual a importância e o papel do gerente ambiental dentro de uma empresa?

VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental

O gerente ambiental tem o papel de gerenciar e planejar projetos de preservação ambiental, administração de resíduos e programas de reciclagem de matérias-primas dentro de uma empresa.

É papel dele elaborar estratégias para reduzir impactos ambientais causados pelas atividades da empresa. Ele também gerencia o tratamento de efluentes.

O gerente ambiental é responsável pela interação da empresa e seus stakeholders com o meio ambiente.

Ele se preocupa com o uso sustentável dos recursos naturais e matérias-primas e com a quantidade de resíduos gerados.

O gerente deve atuar buscando o equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade, que são:

  • social: se refere a todo o capital humano que está relacionado ao projeto desenvolvido pela empresa, seja funcionários, público alvo, comunidade ao redor e até mesmo fornecedores de produtos e serviços. Para que a empresa esteja realmente realizando ações sustentáveis é preciso que a mesma proporcione um ambiente estimulante à criação de relações de trabalho saudáveis. Além de, favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos direta ou indiretamente envolvidos;

  • econômico: é necessário que a organização seja capaz de oferecer produtos e serviços de maneira que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos concorrentes. Além disso, não deve existir exploração de funcionários ou degradação do meio ambiente para auxiliar no lucro e na rentabilidade da empresa;

  • ambiental: se refere a todo o tipo de condutas que possam interferir no meio ambiente, seja direta ou indiretamente. A empresa deve buscar minimizar todos os possíveis impactos ambientais que a mesma pode causar no meio ambiente.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gerente Ambiental?

VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental

A VGR - Gestão de Resíduos Online é uma plataforma online de gestão que facilita o trabalho do gerente ambiental na execução de tarefas para uma gestão ambiental e de resíduos eficiente através da tecnologia e automação.

A VGR indica ao gerente as soluções ambientais mais adequadas aos seus resíduos, além de proporcionar uma automatização de todo processo interno de gerenciamento de resíduos.

O sistema, através de um mecanismo automático, possibilita controlar desde a geração até a destinação dos resíduos (facilitando a rastreabilidade do processo), gerar alertas para pendências e vencimentos. Além disso, é possível definir e acompanhar diversos indicadores de desempenho, inclusive indicadores financeiros relacionados à gestão de resíduos.

Através da plataforma VGR o gerente consegue mensurar a geração de resíduos por fonte geradora, ou seja, qual a quantidade de resíduos é gerada em cada etapa do processo e setores.

No software o gerente ambiental delineia cada etapa do processo da empresa, bem como os setores principais e de apoio. Posteriormente ele traça quais os resíduos gerados e quantidades, criando assim um histórico da geração de resíduos da organização.

Essa informação auxilia na análise e tomada de decisões para estabelecer ações de redução da geração dos resíduos, para eliminar desperdícios, para melhoria no processo, para troca de matéria-prima, para treinamento dos colaboradores de como executar a tarefa da melhor forma que evite refugos, etc.

Além disso, a plataforma controla a documentação de fornecedores (transportador de resíduos, destinador, tratador, armazenador, entre outros), o que facilita quando é realizada auditoria documental pelos órgãos ambientais.

Como a VGR interfere na Gestão Ambiental e na Gestão dos Resíduos?

VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental

A VGR Gestão de Resíduos Online é uma plataforma que automatiza a gestão ambiental e de resíduos de uma empresa. Através dela é possível controlar todas as informações pertinentes para uma gestão eficiente em um ambiente único e confiável.

Veja abaixo como a VGR interfere na gestão ambiental e gestão dos resíduos:

Controle total de todos os processos de gestão de resíduos

A vantagem em ter um software da VGR é o fim das planilhas manuais. Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

O gerente pode trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Agilidade na emissão dos documentos

Com a plataforma fica mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprovem a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem para o cliente e evita multas, sanções e punições.

Na plataforma, os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

Segurança dos dados

Por meio da plataforma a segurança dos dados referente à gestão aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão ambiental, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

Controle de documentos

Um dos grandes desafios da gestão ambiental e de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão, como um software, facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alerta e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graças à tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos.

Portanto, a plataforma VGR Gestão de Resíduos Online auxilia o gerente ambiental na gestão ambiental e gestão de resíduos da empresa, uma vez que a plataforma automatiza a gestão. Através dela você controla todas as informações sobre a geração e destinação dos seus resíduos. A plataforma também gera documentos exigidos pelos órgãos ambientais, como MTR, CADRI, Inventários de Resíduos, Ficha de Emergência, etc.. A plataforma, também, emite alerta de vencimento de licenças ambientais. Com a VGR a empresa fica em dia com a legislação ambiental, evitando que a organização sofra sanções por não cumprir a lei.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima