reciclagem                    
       
4 Agosto
3 min de leitura

Símbolos da reciclagem.

cover image
Os símbolos da reciclagem são utilizados para identificar se o material é ou não reciclado. Suas variações indicam a melhor opção de destinação dos resíduos. Neste artigo você conhecerá todos eles.
símbolos da reciclagem

Os símbolos da reciclagem são utilizados para identificar se o material é ou não reciclado. Suas variações indicam a melhor opção de destinação dos resíduos. A destinação de resíduos consiste na reutilização, compostagem, reciclagem, recuperação, aproveitamento energético, entre outros. Conhecer os símbolos de reciclagem facilita a encaminhar os resíduos para o destino correto.

Neste artigo você verá: .

Agende uma demonstração Online

Qual a importância de conhecer os símbolos da reciclagem

O símbolo é um essencial na comunicação. A representação de cada símbolo permite que o receptor consiga fazer a interpretação correta do seu significado, atribuindo determinada conotação. O símbolo de reciclagem, ou também chamado de símbolo da coleta seletiva, é um dos símbolos mais reconhecidos no mundo facilitando e incentivando a reciclagem dos resíduos.

São uma referência a reciclabilidade dos materiais, tanto para os geradores quanto para os recicladores. Seu uso serve para orientar qual a destinação ambientalmente correta devemos dar ao material.

Através dos símbolos conseguimos identificar a composição do material e se são passivos de serem reciclados. Os símbolos são importantes para os geradores, pois os ajudam a dar a destinação ambientalmente correta dos resíduos e a segregar em seus coletores específicos.

Também, contribuem para que a cadeia de reciclagem funcione corretamente, pois servem como um guia para os trabalhadores da coleta seletiva na hora da triagem do material.

Principais símbolos da reciclagem

lata de lixo com garrafas pet

Existem muitas variantes do símbolo da reciclagem no mundo. Mas a maioria das variantes do símbolo da coleta seletiva utilizadas têm todas as setas dobrando sobre si mesmas.

símbolo universal da reciclagem Símbolo universal da reciclagem: o símbolo pode ser branco com margens pretas ou todo preenchido na cor preta;

Contém papel reciclado Contém papel reciclado: símbolo da reciclagem dentro de um círculo com preenchimento na cor preta. Indica que o produto foi fabricado com material reciclável;

Símbolo parte do produto contém papel reciclado Parte do produto ontém papel reciclado: símbolo da reciclagem na cor preta dentro de um círculo com preenchimento na cor branca. Indica que parte do produto foi fabricado com material reciclável;

Símbolo para papel durável Símbolo para papel durável: Sem as setas, o ícone lembra um símbolo do infinito. Representa que o papel é durável e/ou foi utilizado algum tipo de ácido em sua fabricação.

Reciclagem de plástico, aço, vidro e lixo comum

símbolos da reciclagem de plástico

Reciclagem de plásticos

Os símbolos da reciclagem dos plásticos são sete. Em síntese, esses símbolos são representados por números que identificam a composição do material. São eles:

  • PET ou PETE (Tereftalato de polietileno)
  • PEAD (Polietileno de alta densidade)
  • PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila)
  • PEBD (Polietileno de baixa densidade)
  • PP (Polipropileno), muito importante na sustentabilidade e gestão ambiental.
  • PS (Poliestireno)
  • Outros plásticos

Reciclagem de alumínio

O símbolo da reciclagem do alumínio é um círculo formado por duas setas, com as iniciais de alumínio no centro.

símbolo da reciclagem do alúminio

Reciclagem de aço

O símbolo da reciclagem do aço não utiliza setas e é bastante diferente dos símbolos de reciclagem de papel e plástico.

símbolo da reciclagem de aço

Reciclagem de vidro

O símbolo da reciclagem do vidro reciclável é representado por um triângulo formado por três setas, e uma figura que representa uma pessoa jogando uma garrafa no lixo.

símbolo da reciclagem de vidro

Reciclagem de lixo comum

O símbolo de lixo comum ou resíduo comum é representado pela imagem de uma pessoa descartando uma embalagem em um cesto de lixo.

símbolo da reciclagem de lixo comum

Símbolo longa vida reciclável

O símbolo de materiais de longa vida e grande durabilidade é representado por um círculo formado pela frase: “Preserve a natureza. Recicle a embalagem”. Ao redor do símbolo de reciclagem universal.

símbolo da longa vida reciclável

Regulamentação do uso dos símbolos

Não há uma legislação específica que regulamenta o uso de símbolos da reciclagem. Porém, em junho de 2013 a ABNT publicou a NBR 16182 que padroniza a simbologia técnica brasileira de identificação de materiais. Na norma encontramos um conjunto de símbolos aplicados às embalagens de produtos para ajudar o consumidor a identificar os materiais e encaminhar o seu descarte adequado.

Sendo assim, o símbolo da reciclagem é utilizado para identificar se o tipo de material é ou não reciclável. É muito importante para os geradores identificar qual a destinação ambientalmente correta e para a triagem do material para a reciclagem.

Se você deseja melhorar a gestão de resíduos da sua empresa e quer conhecer mais sobre nossa plataforma, basta agendar uma demonstração clicando no banner abaixo.

software online de emissão de mtr online
seta para cima