ESG                    
       
16 Agosto
5 min de leitura

Segurança psicológica e Governança: conheça a Jornada Regenerativa realizada na Vertown

cover image
Entenda o que é a jornada regenerativa e como ela impacta de forma positiva a governaça e promove um ambiente de segurança psicológica na Vertown.
Jornada Regenerativa

O fator biológico que acarreta o fenômeno da regeneração de uma área ambientalmente degradada ocorre quando as condições da mesma permitem que a vegetação que existia ali anteriormente volte a brotar, de modo que exerça novamente suas funções ambientais.

Do mesmo modo como ocorre no ambiente, a cultura presente em organizações regenerativas é capaz de transformar a esfera social e também a de Governança das empresas promovendo impacto positivo entre os membros e permitindo a integralidade dos colaboradores.

Neste artigo aprenderemos como a cultura humana pode se tornar adaptável e regenerativa, de modo que promova a sustentabilidade, adquirindo segurança psicológica e gerando impactos ambientais positivos dentro de ambientes de trabalho!

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

O que é a Jornada Regenerativa

A Jornada Regenerativa é um processo de aprendizagem com encontros que integram vivências, práticas, reflexões, conceitos teóricos e aperfeiçoamento da prática regenerativa. O intuito da Jornada Regenerativa vem do projeto de reinventar organizações e promover o desenvolvimento da saúde integral do ecossistema organizacional através do aprimoramento de capacidades internas dos colaboradores.

É uma abordagem de trabalho bastante interativa, baseada nos princípios da regeneração essenciais a um processo de transição organizacional. Um percurso que visa ampliar a visão de mundo do participante ao mesmo tempo que fornece ferramentas e desenvolve capacidades que podem ser aplicadas aos diversos contextos organizacionais e de vida de cada um.

A cada encontro aprofundamos conceitos e oferecemos um espaço seguro com práticas, partilhas, ferramentas e rituais para serem aplicados no dia a dia da organização, contemplando também as habilidades de escuta empática, autopercepção, inteligência emocional, potencializando o estreitamento de vínculos, a agência pessoal, a autonomia, o senso de pertencimento e a colaboração.

Em parceria com a Regenerativa Eco, este movimento conecta pessoas internamente, em relação aos seus valores e reflexões pessoais e também viabilizando o espaço interacional com outras pessoas da equipe, além de que a inteligência coletiva é fundamental para a impulsionar a criação de soluções sociais e ambientais com alto impacto positivo, transformando organizações e sociedades.

Victão, Head de Sustentabilidade e Inovação

“A Jornada para mim é um dos momentos mais importantes na Vertown, um momento que temos a oportunidade de interagir com pessoas que não temos tanto contato nosso dia a dia, além de proporcionar um ambiente cada vez mais íntegro dentro da empresa, fazendo com que as pessoas desenvolvam o autoconhecimento, empatia e capacidade de se vulnerabilizar”.

Victão, Head de Sustentabilidade e Inovação.

Qual é o impacto da Jornada Regenerativa dentro da Vertown?

Ao promover a Jornada Regenerativa no período mensal de 15 em 15 dias, criamos oportunidades de desenvolver um ambiene onde a integridade individual de cada membro é respeitada, estimulando um a segurança psicologíca. Tudo isso em um abiente de autogestão (caso não saiba o que é a Autogestão, nosso CEO Guiarruda explica no vídeo abaixo).

Adotamos também medidas de diversidade e inclusão eficazes, promovendo o acesso à saúde psíquica e mental adequados, flexibilidade dos horários caso ocorram imprevistos, respeitando o espaço de cada colaborador, pois consideramos que isso é fundamental para construir relações saudáveis e culturas organizacionais regenerativas.

Além do mais, o impacto causado pela Jornada Regenerativa é importante porque realizando uma boa gestão da cultura organizacional empresarial percebe-se a evolução constante dos nossos funcionários, uma vez que priorizar ideais de grupos e suas respectivas funcionalidades, entendendo a capacidade de cada indivíduo particularmente, no sentido de desenvolvimento de estratégias, planejamento e projetos, só agrega positivamente na prevenção de transtornos relacionados a saúde mental, além de melhorar a comunicação e a capacidade de expressividade dos mesmos.

“Além de todo conhecimento que adquirimos por lá sobre liderança regenerativa, comunicação não violenta, feedback e outros temas que inicialmente só seriam úteis na nossa vida corporativa, as meninas tem uma habilidade super bacana de mostrar como isso pode afetar nossa vida pessoal, mostrando claramente que a integralidade é uma habilidade essencial!”

Tati, Analista de Pessoas e Cultura.

Segurança psicológica e ESG, entenda a importância:

gotas de água

Quem é que nunca se sentiu desconfortável ou pressionado para se posicionar publicamente na frente de todos os funcionários da empresa, ou especificamente para o chefe do setor? Pois é!

Isso acontece porque a psique humana, consistindo nos processos psíquicos podem ser conscientes ou inconscientes. Logo, quando estamos diante de uma situação de tensão acabamos por nos ceder a determinadas pressões psicológicas ativadas no nosso subconsciente.

Então, discorrer sobre o tema de segurança psicológica e a partir daí compreender como ele é importante para manter as relações saudáveis em um ambiente de trabalho é fundamental. Vamos lá!

De acordo com a especialista Amy Edmondson, professora de liderança e administração da Novartis na Harvard Business School, fundadora desse conceito, pode-se definir segurança psicológica como “quando nos sentimos seguros para sermos sinceros em um ambiente onde há respeito e confiança. É também quando temos vontade de nos envolvermos em conflitos produtivos”.

Ou seja, a segurança psicológica tem extrema relação com o nosso espaço de trabalho. Portanto, oferecer um ambiente organizacional de trabalho saudável, em que as pessoas se sintam confortáveis e seguras para serem elas mesmas, expondo suas percepções com naturalidade, assumindo e corrigindo seus erros sem preocupações é muito importante.

Ademais, um dos pilares para que empresas alcancem a inovação e o alto desempenho é a segurança psicológica. A vertown se torna um lugar possível à medida que a cultura organizacional da empresa promove a Jornada Regenerativa. Estas ações internas dentro da empresa resultam no desenvolvimento contínuo dos pilares Social e Governança.

Ser B não é uma posição, mas sim uma direção:

Caracterizada como uma empresa certificada no Sistema B, a Vertown busca uma relação de autocuidado, respeito e desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo, equilibrando propósito, lucro e movimentação econômica através de critérios de transparência e de responsabilidade legal.

Todas as decisões que são tomadas são em conjunto com nossos trabalhadores e fornecedores em prol do meio ambiente.

Com isso, pode-se concluir que a Vertown impacta o mundo e contribui significativamente para regeneração dos sistemas ambientais, políticos, sociais e econômicos. De todo modo, o foco da Vertown sempre será esse: gerar impactos ESG positivos, agregando segurança psicológica para um mundo sustentável e sem lixo!

Gostou do conteúdo? Fique por dentro do nosso blog e acompanhe nossas postagens.

seta para cima