ISO 45001                    
       
29 Outubro
8 min de leitura

ISO 45001: O que você precisa saber

cover image
A ISO 45001 é o novo padrão ISO para saúde e segurança no trabalho (SST), criado para melhorar drasticamente os níveis de segurança no local de trabalho. Saiba mais.
ISO 45001

A ISO 45001 é o novo padrão ISO para saúde e segurança no trabalho (SST). Ele se tornou um dos padrões mais esperados do mundo e foi criado para melhorar drasticamente os níveis de segurança no local de trabalho.

Todos os dias, milhares de vidas são perdidas em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças fatais vinculadas às atividades laborais. São mortes que poderiam e deveriam ter sido evitadas. E esse tem cada vez mais sido o caminho desenhado para o futuro: A ISO 45001 visa ajudar as organizações a fazer exatamente isso.

Seja você um funcionário, gerente ou proprietário de uma empresa, você compartilha um objetivo comum: não quer que ninguém se machuque no trabalho. A produtividade aprimorada decorre da garantia de que as pessoas operam em locais de trabalho que oferecem transparência e criam confiança em toda a sua operação e cadeia de suprimentos. Além disso, as práticas responsáveis ​​estão se tornando cada vez mais importantes para as marcas e reputações.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, entenderemos um pouco mais sobre a ISO 45001. Confira!

Gestão ambiental

O que é a ISO 45001

ISO 45001

A ISO 45001 é um marco! Como a primeira norma internacional do mundo lidando com saúde e segurança no trabalho, a ISO 45001, Sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional - Requisitos com orientação para uso, oferece uma estrutura única e clara para todas as organizações que desejam melhorar seu desempenho de SST.

Dirigido à alta direção de uma organização, tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para funcionários e visitantes. Para isso, é crucial controlar todos os fatores que podem resultar em doença, lesão e, em casos extremos, morte, atenuando os efeitos adversos na condição física, mental e cognitiva de uma pessoa. E a ISO 45001 cobre todos esses aspectos.

Embora a ISO 45001 se baseie na OHSAS 18001 - a antiga referência para OH&S - é um padrão novo e distinto, não uma revisão ou atualização, e deve ser implementado gradualmente pelas empresas. As organizações, portanto, precisarão revisar seu pensamento e práticas de trabalho atuais para manter a conformidade organizacional.

ISO 45001 x OHSAS 18001

ISO 45001

Existem muitas diferenças, mas a principal mudança é que a ISO 45001 se concentra na interação entre uma organização e seu ambiente de negócios, enquanto a OHSAS 18001 se concentra no gerenciamento de riscos de SST e outras questões internas.

De modo geral, os padrões também divergem em muitas outras maneiras:

  • ISO 45001 é baseado em processo x OHSAS 18001 é baseado em procedimento
  • ISO 45001 é dinâmico em todas as cláusulas x OHSAS 18001 não é
  • ISO 45001 considera riscos e oportunidades x OHSAS 18001 trata exclusivamente de risco;
  • ISO 45001 inclui as opiniões das partes interessadas x OHSAS 18001 não Esses pontos representam uma mudança significativa na forma como a gestão de saúde e segurança é percebida. OH&S não é mais tratado como um “autônomo”, mas deve ser visto dentro da perspectiva de administrar uma organização sólida e sustentável. Dito isso, embora os dois padrões difiram em sua abordagem, um sistema de gestão estabelecido de acordo com a OHSAS 18001 será uma plataforma sólida para a migração para a ISO 45001.

Ao migrar da OHSAS 18001, várias etapas devem ser realizadas para “preparar o terreno”, por assim dizer, antes que o próprio novo sistema de gestão possa ser estabelecido. Se você seguir a sequência abaixo, estará no caminho certo:

  1. Realize a análise das partes interessadas (ou seja, aqueles indivíduos ou organizações que podem afetar as atividades da sua organização), bem como os fatores internos e externos que podem impactar os negócios da sua organização, questionando-se como esses riscos podem ser controlados através do seu sistema de gestão;
  2. Estabeleça o escopo do sistema, enquanto considera o que seu sistema de gerenciamento deve alcançar.
  3. Use essas informações para estabelecer seus processos, sua avaliação / avaliação de risco e, o mais importante, para definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para os processos.

Depois de adaptar todos os dados às ferramentas da OHSAS 18001, você pode reaproveitar a maior parte do que já possui em seu novo sistema de gestão. Portanto, embora a abordagem seja bem diferente, as ferramentas básicas são as mesmas.

Como a ISO 45001 é estruturada e quais os benefícios para sua empresa

ISO 45001

Além de ser disposto de forma semelhante a outras ISO’, a ISO 45001 também apresenta uma estrutura que possibilita que em partes da norma possam ser usados ​​textos idênticos. Isso melhora a coerência e o reconhecimento, simplifica o uso e é definido em algo chamado “Anexo SL”.

Isso significa que, além de ter a mesma estrutura, a ISO 450011 pode conter muitos dos mesmos termos e definições também encontrados na ISO 9001 e ISO 14001.

Isso é particularmente útil para as organizações que optam por operar um único sistema de gerenciamento (às vezes chamado de “integrado”) que pode atender aos requisitos de dois ou mais ISO sendo usados ​​simultaneamente. O Anexo SL desempenha um papel fundamental na interoperabilidade e facilidade de uso dos padrões para inúmeros usuários de padrões de gerenciamento ISO em todo o mundo.

Você já deve estar ciente de alguns dos benefícios da implementação de um sistema de gerenciamento de saúde e segurança. Se sua organização possui a certificação OHSAS 18001, ou outras certificações ISO, como ISO 9001 e ISO 14001, você provavelmente tem experiência em primeira mão dos benefícios da implementação de um sistema de gestão.

Os benefícios que as organizações podem colher ao implementar um sistema de gestão incluem:

  • Cumprir com os requisitos regulamentares e outros requisitos de conformidade;
  • Melhorar o desempenho de maneira estruturada;
  • Implementar um sistema para gerenciar riscos e oportunidades sistematicamente;
  • Demonstrar o compromisso com a saúde e segurança ocupacional do trabalhador;
  • Proteção dos funcionários e contratados;
  • Potencial para reduzir os prêmios de seguro dos trabalhadores; e
  • Melhorar a produtividade, reduzindo acidentes de trabalho e problemas de saúde.

Embora muitos dos padrões de gerenciamento ISO enfatizem o conhecimento e a participação dos funcionários, a ISO 45001 vai ainda mais longe. Será um requisito focar na participação dos funcionários.

Algumas das cláusulas contidas na nova norma, como “Contexto da Organização” e “Liderança”, tratam especificamente do papel que os funcionários têm no desenvolvimento do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional junto com a alta administração e funcionários

ISO 45001: aplicabilidades

Os sistemas de gestão de saúde e segurança se aplicam a qualquer tipo de negócio com funcionários - grandes e pequenas organizações podem obter essas certificações. Os requisitos para um programa de saúde e segurança ocupacional podem ser facilmente adaptados para atender às necessidades das empresas em uma ampla variedade de setores. A ISO 45001 foi desenvolvida para ser aplicada a grandes e pequenas empresas. A utilização do novo formato do Anexo SL facilitará a adoção dos novos padrões por organizações de diferentes portes e em diferentes tipos de indústrias.

A ISO 45001 é a certa se você e sua organização precisam demonstrar um compromisso em gerenciar a segurança dos trabalhadores e das partes interessadas. Se você já implementou um sistema de gestão da qualidade ou ambiental alinhado com a estrutura do Anexo SL ISO 45001 pode ser integrado facilmente. As organizações que implementam a ISO 45001 precisam:

  • Estabelecer estrutura de gestão clara com autoridade e responsabilidade definidas;
  • Definir objetivos para melhoria, com resultados mensuráveis;
  • Implementar abordagem estruturada para avaliação e redução de risco.

Falhas na gestão de saúde e segurança, desempenho e revisão das políticas e objetivos devem ser monitorados regularmente para garantir que as melhorias e os benefícios do negócio sejam realizados e priorizados de acordo.

A importância de um software de gestão de resíduos no apoio da ISO 45001

ISO 45001

Com a ênfase crescente na conformidade com os padrões e protocolos globais de descarte de resíduos, é essencial que sua empresa use um software de gerenciamento de resíduos eficiente.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil para o negócio atingir também as metas de sustentabilidade conforme as normas legais de eliminação de resíduos.

Além disso, as empresas que lidam com gestão de resíduos e reciclagem podem se beneficiar do uso de softwares na manutenção dos atuais sistemas legislativos competitivos e dinâmicos. O uso de planilhas manuais separadas e outros sistemas baseados em papel está desatualizado e envolve muito muito custo e esforço que limita as oportunidades de crescimento desse tipo de negócio.

Assim, um passo importante para a manutenção de certificações ISO 45001 pode ser dado pela organização na adoção de software de gerenciamento de resíduos, cobrindo todas as áreas com as quais os sistemas separados lidam, tornando-se uma ferramenta perfeita neste gerenciamento.

Gerenciar a gestão ambiental é uma função crítica em qualquer organização, não apenas para economizar tempo e dinheiro, mas também para prevenir impactos adversos no meio ambiente.

Quanto mais tempo os problemas de conformidade ambiental são ignorados e mal gerenciados, mais complexos se tornam os problemas.

Pensando nisso, o sistema VGR Resíduos permite que você gerencie e reduza o desperdício, garanta a conformidade regulatória e melhore seu desempenho ambiental.

O uso da plataforma irá possibilitar para sua organização:

  • Simplificação e melhoria dos resíduos: otimize o gerenciamento de resíduos em sua organização por meio de perfis de resíduos. Identifique facilmente as fontes de resíduos, obtenha visibilidade e supervisão dos fornecedores e aumente a eficácia rastreando o movimento, quantidade e tipo de resíduo;
  • Controlar os custos relacionados ao lixo: identifique e selecione os transportadores de resíduos e instalações de descarte mais econômicas.
  • Automatize o gerenciamento de faturas vinculadas a empresas terceirizadas de descarte. Faça uma estimativa precisa de todos os custos para a eliminação de resíduos programada e futura pelos corretores; e
  • Garantia de conformidade regulamentar: reduza os riscos de não conformidade, rastreando todas as normativas pertinentes vinculados ao perfil do resíduo gerado, licenças de instalação e suas datas de validade;

Podemos concluir, portanto, que ISO 45001 é o padrão internacional mundial para saúde e segurança ocupacional, emitido para proteger funcionários e visitantes contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, a ISO 45001 foi projetada para atender a outros aspectos da saúde ocupacional existentes e normas de segurança, como OHSAS 18001, em consideração - bem como as normas trabalhistas, convenções e diretrizes de segurança da OIT.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima