Gestão de Resíduos                    
       
8 Setembro
4 min de leitura

Indústria da moda e impactos no meio ambiente

cover image
Os resíduos perigosos são aqueles que apresentam risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010

Nós precisamos urgentemente falar sobre sustentabilidade!

E na esteira desse tema, o qual tem grande importância no mundo atual, podemos pensar na relação direta que a sustentabilidade tem quando refletimos sobre o impacto que as indústrias de moda causam ao meio ambiente.

Portanto, se você tem interesse neste assunto e gostaria de descobrir quais são esses impactos, não deixe de conferir os tópicos deste artigo:

Indústria da moda: curiosidades

Deserto de roupas no Chile

A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera. Esse dado faz com que as mesmas fiquem classificadas como as segundas mais poluentes de todo o mundo, ficando atrás apenas do setor petrolífero. Existe até um deserto de roupas descartadas no Chile!

Além disso, quando discorremos sobre os impactos ambientais da indústria da moda, abordamos muito mais do que somente a extração de matéria prima, assim como também sobre o consumo de água, de energia, emissões de carbono, e, principalmente, o descarte de resíduos.

Fast fashion: o que é?

Consumidora fast fachion andando sobre um deserto de roupas

A prática do fast fashion teve início em 1970 com as grandes marcas da indústria da moda, mas só teve o devido reconhecimento no ano de 1990. Essa foi a maneira que a mídia criou para expressar a alteração cada vez mais veloz da moda por grandes empresas da indústria têxtil, visando suprir as necessidades de um consumidor ágil, conectado e impaciente.

O modelo fast fashion é pensado exatamente para a economia de expansão, pois reproduz de forma rápida, constante e, em baixo custo, o consumo excessivo de peças encontradas em grandes marcas. Isso faz com que a população adquira as peças sem pensar no impacto ambiental que elas causam.

Conforme a Fundação Ellen MacArthur, além do carbono emitido no processo de produção e descarte da indústria, dado o curto ciclo de vida das coleções, é imenso, e, anualmente, em torno de 500 bilhões são perdidos com o descarte de roupas nos aterros sanitários. Quando ocorre a criação de peças, por exemplo, 25% de tudo que é produzido, vira lixo, isso sem falar no descarte, onde praticamente nada é reaproveitado.

O poliéster, uma das fibras mais utilizadas no mercado fashion, é responsável pela emissão anual de 32 das 57 milhões de toneladas globais. O que poucos sabem é que são necessários mais de 200 anos para que essa fibra se decomponha. Atualmente, o mercado utiliza apenas 14% de fibras recicladas, que possuem uma pegada de carbono significativamente menor do que as convencionais.De acordo com a ABIT, o Brasil gera por ano cerca de 175 mil toneladas de resíduo têxtil

Porque o setor da moda é um setor que gera poluição?

Indústria da moda e impactos no meio ambiente

O impacto negativo do setor da moda não atinge só o meio ambiente, sendo profundo também na esfera social. Grande parte das empresas terceirizam sua produção, e as terceirizadas, “quarteirizam” o trabalho, visando minimizar o custo com mão de obra. Nesses casos, é aonde acontece o abuso e a exploração de servidores, sendo muito recorrentes os casos de mão de obra análoga à escravidão.

De acordo com os dados do Global Slavery de 2018, a moda é a segunda categoria de exportação que mais explora o trabalho forçado, ficando atrás apenas do setor da tecnologia.

Pensando nisso tudo e no modelo fast fashion, a sociedade passou a se questionar sobre quais seriam os impactos causados pela indústria da moda. Foram constatados impactos tais como: danos irreversíveis à natureza, degradação social em diversas regiões do mundo, e também o desrespeito às condições básicas de trabalho e dignidade humana.

Neste sentido, a declaração dos objetivos sustentáveis da ONU (ODS) assume papel de destaque. Destaca-se o ODS 12, que trata de assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis, de acordo com a redução da utilização de produtos químicos e geração de resíduos por meio da prevenção, reuso e reciclagem. Esse objetivo busca auxiliar a produção de campanhas de educação ambiental orientadas à produção e consumo responsável.

Os pontos positivos que temos a considerar é que atualmente há um número considerável de marcas trabalhando a favor de uma moda sustentável e ética, que podem levar a uma mudança sistêmica desse setor, como por exemplo, a Patagônia, empresa B certificada que vende roupas e acessórios para esportes radicais.

Vertown e Gestão de Resíduos: Como podemos ajudar

Vertown Plataforma de Gestão de Resíduos

A Vertown tem auxialiado empresas do setor da moda e varejo a tornar sua gestão de resíduos mais eficiente e com indicadores ESG, através da nossa Plataforma de Gestão de Resíduos.

Com ela é possível contar com automatização dos processos de gestão de resíduos, auxilio no monitoramento dos resíduos desde a sua geração até a disposição final. Não obstante, a plataforma viabiliza a gestão de fornecedores homologados e proporciona o desenvolvimento das melhores práticas empresariais voltadas ao ESG, reduzindo custos e facilitando o dia a dia da Gestão e equipes de meio ambiente.

Se gostou desse tema deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais, além de ficar por dentro dos posts do blog!

Agende uma demonstração Online
seta para cima