Gestão de Resíduos                    
       
23 Agosto
2 min de leitura

Afluente e efluente: entenda as principais diferenças

cover image
Apesar de serem palavras parecidas, afluentes e efluentes são diferentes. Enquanto o primeiro faz menção aos rios, o segundo é referente a geração de resíduos de algumas atividades industriais
Vista aérea de um afluente

Você já se questionou sobre a diferenciação entre afluente e efluente ?

Devido ao fato de serem palavras parecidas, variando apenas na vogal inicial, é possível que acabem gerando dúvidas para o público que não tem tanto conhecimento sobre o assunto.

Portanto, se você se interessa em entender quais são as principais diferenças entre afluente e efluente, este é o post certo para você!

Neste artigo você vai ver:

O que é um afluente

Afluente cercado de vegetação

A palavra afluente tem sua origem do latim affluens, que significa um curso d’água cuja vazão contribui para o aumento de outro corpo d’água. Este corpo d’água pode ser também chamado de corpo receptor, se constitui como o estudo que define a capacidade que cada corpo d’água tem de depurar o residual de matéria orgânica e outros compostos presentes no esgoto e ou outros líquidos tratados.

Em outras palavras, o afluente pode ser considerado como um percurso natural de água que desemboca em aquíferos, rios, mares ou oceanos. São os afluentes que alimentam o rio principal!

Consequentemente, essas águas que derivam de córregos, ribeirões, lagos e riachos, também passam por um tipo de tratamento para eliminar impurezas e resíduos que podem ser encontrados devido ao contato com a natureza, como por exemplo folhas, galhos de árvores e peixes.

Chamamos também de subafluente um curso d’água que é afluente de outro afluente de um rio.

O que é um efluente e quais são as suas características principais

Estação de tratamento de efluentes

Diferentemente dos afluentes, os efluentes, que também podem ser chamados de águas residuais, são os resíduos provenientes das atividades humanas. Por fazerem parte das atividades realizadas no cotidiano de uma sociedade, podem ser caracterizados em dois segmentos principais: efluentes domésticos e efluentes industriais.

Os efluentes domésticos são compostos pela água e junto a ela a mistura de materiais sólidos suspensos ou sólidos dissolvidos, matéria orgânica, gordura e organismos patogênicos como bactérias, vírus, parasitas e protozoários, como também nutrientes como o nitrogênio e o fósforo.

Eles podem ser encontrados em dejetos produzidos na cozinha ou banheiro das casas, como nas descargas de vasos sanitários, no banho, na lavagem de utensílios de cozinha, lavagem de roupas, etc.

Os efluentes industriais são processos realizados em empresas, sejam elas de porte pequeno, médio ou grande, que se propagam no meio ambiente na forma de líquidos ou gases, incluindo os originados nos processos de produção, como por exemplo as águas de lavagem, de operação de limpeza e outras fontes, que comprovadamente apresentem poluição por produtos utilizados ou produzidos no estabelecimento industrial.

A legislação vigente e a conscientização da preservação do meio ambiente levam as indústrias a desenvolverem processos de tratamento de seus efluentes para evitar a contaminação do solo, ar, rios, lagos e oceanos.

Gostou do conteúdo e conseguiu entender a diferenciação entre eles? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo

software online de emissão de mtr online
seta para cima