Poluição Marinha: como minimizar esse problema?

03/04/2018

Você sabia que os resíduos da sua empresa podem causar a poluição de mares e oceanos? Conheça soluções que seu negócio pode adotar para evitar a destinação incorreta de resíduos

O crescimento da população urbana gerou a necessidade de criação de muitos materiais para consumo imediato, o que por sua vez levou a necessidade de produção de diversos produtos de baixo custo e descartáveis, como embalagens plásticas, sacolas, caixas de papelão, isopor e etc.

Um dos problemas acarretados pela grande produção de bens de consumo é a poluição marinha. Ela ocorre principalmente pelo despejo de lixo diretamente nos oceanos, problema que é agravado pelo descarte de lixo também nos rios, uma vez que em algum momento, estes desaguarão em oceanos.

A poluição marinha é muito prejudicial ao ecossistema oceânico e atinge diretamente uma grande quantidade de espécies.

O que é Poluição Marinha?

A poluição marinha é conceituada como sendo o descarte de materiais sólidos ou líquidos não naturais do ambiente nas águas oceânicas em função da atividade humana.

Assim sendo, não seria poluição marinha por exemplo, o descarte de materiais orgânicos naturais, como restos de peixes e algas. Mas o descarte de material oriundo da atividade humana, como plástico, metal, papel, óleo e etc.

Os grandes exemplos que temos de poluição marinha são relacionados ao descarte de lixo urbano e industrial, como o despejo de plástico e metais, principalmente na China e demais tigres asiáticos.

Há também os desastres nas operações de petróleo, que já lançaram milhões de litros de petróleo no mar, além dos demais materiais descartados por acidente, como a barragem da Samarco em Mariana-MG, que despejou rejeitos de minério de ferro no rio doce e consequentemente no mar.

Leia também: Como implementar a produção mais limpa na minha empresa?

O tamanho do problema relacionado a poluição marinha

Estima-se que anualmente 10 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos. Isso é equivalente à carga de 200 mil vagões ferroviários. Essa quantia se refere apenas ao plástico.

A poluição marinha causa:

O lixo é transportado pelas correntes marinhas e se acumula em algumas regiões do mar. Existe uma verdadeira ilha de lixo no oceano pacífico, que acaba recebendo rejeitos oriundos de vários continentes através de correntes marinhas.

Estima-se que a ilha tenha crescido até 100 vezes nos últimos 30 anos e que sua área atual é equivalente a três vezes o território da França. São cerca de 80 mil toneladas de lixo boiando no mar.

Saiba mais: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Como o lixo urbano vai parar no mar?

Uma parte considerável do lixo urbano acaba sendo perdida após o seu descarte, isso porque nem todo lixo é depositado nas lixeiras ou pontos de coleta seletiva. Além do mais, muitos materiais são lançados na rede de esgoto e caso não haja sistema de saneamento básico, o lixo acaba indo parar em algum rio.

O lixo que não é destinado aos processos de reciclagem, reutilização, aterro ou afins acaba ficando solto na natureza e com as chuvas e ventos é arrastado para a rede pluvial, uma vez nela o caminho é curto até chegar em algum rio e por fim, através da correnteza o destino é o mar.

O plástico por exemplo, é um material que foi feito para durar. Ele leva séculos para se decompor na natureza. Há décadas a humanidade utiliza o plástico e até hoje, o primeiro objeto plástico produzido (caso não tenha sido desintegrado) existe. Além do mais, os materiais são muito leves e fáceis de serem arrastados até a rede pluvial, rios, lagos ou o próprio mar.

O resultado é que uma vez não destinado corretamente, o lixo permanece na natureza e quanto mais leve ele for, maior a chance se chegar ao mar, como por exemplo o isopor, que é um material levíssimo.

Há muitos casos de peixes que foram encontrados mortos por comerem pedaços de isopor, pois este pode ser facilmente confundido com os seres dos quais os peixes se alimentam.

Como resolver o problema da poluição marinha?

Certamente não é uma questão fácil de ser resolvida, mas a resposta é relativamente fácil de se dar.

O primeiro passo é fazer com que o lixo pare de chegar ao mar, assim o problema pelo menos para de crescer. Isso pode ser feito com uma destinação mais eficiente dos resíduos, coleta seletiva e também com saneamento das redes de esgoto, pois se todo o esgoto urbano passar por estações de tratamento, certamente os resíduos sólidos serão retirados.

O segundo passo é promover a retirada de lixo do mar através das novas tecnologias que estão surgindo ano após ano. Existem muitas técnicas para se retirar e até para se aproveitar o lixo, especialmente o plástico, que pode ser incinerado gerando energia e até transformado em combustível, por se tratar de um derivado de petróleo.

Parte da solução também se dá na adoção de novas formas de destinação por parte das empresas. Muitas vezes elas descartam resíduos que nem sabem que poderiam ser tratados, o que faz com que seja urgente a descoberta de novas formas de destinação.

Uma maneira inteligente de se fazer isso é a utilização do Mercado de Resíduos, pois ele permite que a empresa localize tratadores em todo o país, que tenham alguma tecnologia e licenças operacionais para tratar os resíduos cadastrados para destinação.

Além de conseguir destinar seus resíduos de maneira mais eficiente, contribuindo para o meio ambiente, a empresa também pode reduzir seus gastos com tratamento de resíduos perigosos, pois o sistema de leilão do Mercado de Resíduos, faz com que sempre o menor valor cobrado entre muitas ofertas seja eleito para a prestação do serviço.

Há também os casos de geração de receita com resíduos que antes geravam despesas, pois vários tratadores se oferecem para comprar resíduos da empresa geradora.

Confira: O que sua empresa precisa saber sobre produção ecoeficiente?

Como a VG Resíduos pode auxiliar sua empresa a reduzir a quantidade de lixo depositada no ambiente?

A poluição marinha é um dos maiores desafios da sociedade moderna, uma vez que ela é muito difícil de ser controlada, cresce silenciosamente e agride o maior ecossistema do planeta, o mar.

A adoção de medidas para a resolução deste problema é uma responsabilidade de pessoas físicas e empresas. Para as últimas, as soluções trazidas pelo VG Resíduos podem facilitar muito a transposição deste grande desafio.

A VG Resíduos conta com um software que automatiza boa parte da gestão de resíduos sólidos das organizações a partir da emissão de documentos necessários para a empresa andar alinhada a legislação ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Saiba as sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos.