Passivos ambientais: por que é importante conhecer, gerir e evitar?

20/12/2019

Você sabe o que são passivos ambientais? E qual a sua relação com as finanças da empresa? De maneira bem objetiva, quando falamos em passivos ambientais nos referimos aos resíduos produzidos por meio da atuação empresarial e de todo o capital utilizado exclusivamente para minimização ou extinção dos impactos ambientais gerados por eles.

Os passivos ambientais são visto como algo negativo para a imagem da empresa, já que, na maioria das vezes, junto a eles vêm as multas e penalidades, além dos danos significativos ao meio ambiente.

Então, vamos aprofundar mais nesse conceito e saber como é importante conhecer, gerir e evitá-los. Confira!

Passivos ambientais

Os passivos ambientais são considerados como toda agressão praticada contra o meio ambiente, bem como de um valor de investimento para reabilitar ou recuperar esse meio ambiente. Geralmente, esse valor de investimento esta associado às multas e indenizações aplicadas. Por isso, falamos que os passivos ambientais são negativos para o negócio de uma empresa. E que é preciso evitá-los.

Resumidamente, passivo ambiental são danos causados ao meio ambiente por empresas no decorrer de suas atividades, principalmente com os resíduos gerados.  De acordo com a legislação, são partes integrantes da responsabilidade socioambiental das empresas que originaram os resíduos gerirem esses passivos.

Já financeiramente, os passivos ambientais são obrigações que exigem a entrega de ativos ou prestações de serviços, em decorrência das transações passadas ou presentes e que envolveram a empresa e o meio ambiente.

Os passivos ambientais podem se materializar de diferentes maneiras, como:

Por que é tão importante conhecer esse conceito?

Se preocupar como a atividade empresarial afeta o equilíbrio ambiental é necessário para evitar e minimizar ao máximo os impactos de sua atuação. Sendo assim, percebemos como é importante conhecer o conceito de passivo ambiental.

Preocupar com o passivo é imprescindível para a sobrevivência do negócio, bem como para o meio ambiente.

Quando você conhece os passivos ambientais automaticamente são adotadas atitudes ambientalmente corretas. Essas atitudes além de reduzir os prejuízos financeiros provocados preservam o meio ambiente e consolida a imagem da organização como consciente e responsável.

Como gerir os passivos ambientais?

Para evitar passivos ambientais na gestão de resíduos é necessário definir estratégias de redução da geração de resíduos, no reuso e reciclagem. Bem como nos meios de descarte, manejo e transporte. Além da avaliação e gestão dos fornecedores, buscando preços melhores.

Além disso, a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais.

Para gerir passivo ambiental a empresa deverá seguir o seguinte roteiro:

– realizar inspeção ambiental da empresa ou processo a ser analisado;

– realizar documentação fotográfica dos itens dos passivos encontrados;

– identificar os processos de transformação ambiental que deram origem aos itens de passivo identificados;

– caracterizar ambientalmente os itens dos passivos e seus processos causadores, colocando representatividade dos seus processos causadores.

– estabelecer as ações corretivas e preventivas para cada item de passivo identificado;

– orçar as ações propostas, considerando recursos humanos, técnicos e logísticos necessários, assim como eventuais serviços de terceiros.

Como a gestão de resíduos afasta os passivos ambientais?

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para evitar passivos ambientais que os resíduos causam principalmente os associados à destinação final. Além disso, contribui para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Haja vista, que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

Fazer gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos. Praticas essas que reduz o consumo de recursos naturais.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Uma organização que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes.

Como a VG Resíduos auxilia no controle de passivos ambientais?

Um passivo ambiental poderá decorrer de uma má gestão de resíduos, por exemplo, que causou uma poluição de uma área.

Com a gestão dos resíduos a empresa estará amparada no que se referente à poluição ou degradação referente à má gestão dos resíduos sólidos.

Utilizando a plataforma VG Resíduos a empresa afasta os passivos ambientais, pois o software realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

A plataforma propicia o controle total da gestão de resíduos, com todas as informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR*, FDSR, Ficha de Emergência etc.), ajuda a promover destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Sendo assim, passivos ambientais são a somatório dos aspectos negativos causado pela atividade da empresa com custos para recuperar ou restaurar o meio ambiente. O passivo ambiental pode ser evitado com a gestão adequada de resíduos. Buscando alternativas ambientalmente corretas de destinação.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

*quando disponilizada pelo orgão ambiental