Inventários de resíduos IBAMA/CONAMA: como obter relatórios em tempo real?

22/09/2021

Inventários de resíduos IBAMA/CONAMA são importantes ferramentas de gestão. No Brasil, o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos foi instituído pela Resolução CONAMA nº 313/2002. Seu objetivo era o de coletar, através dos órgãos ambientais estaduais, as informações de geração de resíduos das empresas, de forma que uma base nacional de produção de resíduos pudesse ser formada.

Apesar de não ser obrigatório a todas as empresas no Brasil, é adequada a sua elaboração, pois o documento não é apenas mais uma atividade burocrática, pelo contrário, pode ser útil à gestão da empresa no planejamento de ações de redução na geração resíduos, bem como na identificação das áreas que mais geram rejeitos na empresa.

A verificação da obrigatoriedade da emissão, bem como atenção às datas de entrega é fundamental para se evitar transtornos junto aos órgãos ambientais de cada estado.

Confira neste artigo:

Pensando nisso, nós da VGR – Gestão de Resíduos Online, trataremos neste artigo sobre a Inventários de resíduos IBAMA/CONAMA. Acompanhe!

RDC 306: o que é, importância e como interfere no gerenciamento de resíduos da saúde?

A CONAMA 313 determinou a elaboração de um inventário de resíduos sólidos industriais que deveria ser realizado anualmente por empresas de alguns setores da economia.

O inventário quantifica os resíduos gerados pelas áreas das empresas, detalhando o tipo, origem, destinação e quantidade. Assim é possível saber de onde são gerados os resíduos e como eles estão sendo tratados, tanto internamente quanto externamente

De acordo com esta Resolução (Art. 8), cada Indústria deve registrar mensalmente (e manter na Unidade Industrial) os dados de geração de resíduos para efeito de obtenção dos dados para o Inventário Nacional de Resíduos Industriais

Este instrumento dá suporte ao Plano Nacional para Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e aos Programas Estaduais, pois foi criado no sentido de normalizar e legalizar processos industriais, de forma que eles se tornem cada vez mais limpos e sustentáveis.

A produção do inventário de geração de resíduos sólidos já era uma orientação dos sistemas de gestão ambiental mesmo antes da publicação da legislação, principalmente nos sistemas regidos pela ABNT NBR ISO 14001. Na prática, a CONAMA 313 normatiza a emissão do inventário e torna as regras claras, sobre quem é obrigado a emitir e como essa emissão deve ser feita.

As empresas que não entregarem o Inventários de resíduos para o IBAMA/CONAMA ou que o fizerem de maneira inadequada, poderão ser punidas com notificações, multas e até suspensão da licença ambiental de operação.

O ideal é que a empresa se antecipe ao prazo de entrega de sua categoria e envie o relatório correto e corrigido. Se houver dificuldades, um profissional da área de meio ambiente pode ser solicitado para que o relatório fique pronto, já no modelo aceito pelo órgão estadual ao qual a empresa presta contas.

Passo a passo para preencher facilmente o Inventário

Existe um modelo adequado e também uma forma correta de se preencher o Inventários de resíduos para o IBAMA/CONAMA. Em geral, o relatório possui todos os registros de saída de resíduos, a forma como cada lote foi tratada, qual empresa fez o tratamento, bem como os números de registro e licença ambiental do tratador. A figura abaixo ilustra um fluxograma com os passos e as informações que devem ser colocadas no relatório de resíduos.

Como a VGR Gestão de Resíduos online permite emitir relatórios em tempo real?

A confecção do inventário requer a compilação de um grande número de dados. Mas há algumas ferramentas que podem ajudar na montagem. O VGR Resíduos é um software que permite a geração do inventário de resíduos para o IBAMA/CONAMA já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada.

O gerador de relatórios do sistema é sincronizado ao banco de dados que possui todos os dados de geração de resíduos ao longo do ano, quem tratou, para onde foi, quanto custou e etc. O sistema possui capacidade para gerar relatórios até mais completos do que os que são exigidos pela legislação.

Obviamente que o VGR Resíduos não é uma ferramenta que serve unicamente para a geração de inventários, mas para todo o controle e gerenciamento da geração e destinação de resíduos nas empresas. Por isso, sua base integrada permite gerar, além do inventário de resíduos para o IBAMA/CONAMA, uma série de outros relatórios e dados de gerenciamento muito úteis para a elevação da produtividade ambiental.

Quais benefícios e vantagens para as empresas em ter mais controle para a sua gestão de resíduos?

O inventário Conama 313 é a principal ferramenta de controle e fiscalização utilizada pelos órgãos estaduais de meio ambiente. É também a fonte de alimentação da base de dados sobre resíduos do IBAMA.

As empresas precisam se atentar para a forma correte de realizar o preenchimento e envio da documentação, pois estes órgãos possuem hábitos de aplicação de sanções.

Caso a gestão de resíduos da organização seja realizada de forma inadequada, além da dificuldade na complicação e emissão do relatório, serão significativos os riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho, uma vez que se a empresa não realiza corretamente cada uma das etapas do gerenciamento de seus resíduos (coleta, acondicionamento, transporte e destinação e disposição final ambientalmente correta).

Há um impacto direto no meio ambiente por meio da poluição ambiental, bem como na saúde dos trabalhadores.

Além disso, a gestão inadequada dos resíduos produzidos pelas organizações pode gerar multas e penalidades. Uma gestão dos resíduos sólidos feita de forma assertiva assegura reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos rejeitos.

Além disso, é uma forma estruturada de garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados, monitorados e recebam a disposição ou destinação final adequadas, garantindo atendimento a na redação do inventário de resíduos para o IBAMA/CONAMA.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gestor ambiental?

O inventário Inventários de resíduos para o IBAMA/CONAMA é um documento que deve ser elaborado com a identificação da empresa seguida da listagem de resíduos gerados no ano, suas quantidades e a forma de tratamento dada a cada um.

Contudo, gerar esse inventário é um processo trabalhoso, já que requer um grande número de documentos e informações. Para facilitar a elaboração, a VGR Resíduos possui uma maneira simples de gerar automaticamente o Inventários de resíduos para o IBAMA/CONAMA através de um software especializado em gestão de resíduos.

O software da VGR Resíduos coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos. Após coletar as informações é gerado um documento em arquivo PDF que pode ser enviado ao órgão fiscalizador. O documento também fica disponível para impressão.

O software permite a geração do Inventários de resíduos para o IBAMA/CONAMA já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada. Além disso, o sistema avisa sobre os prazos de envio do documento.

O gerador de relatórios do sistema é sincronizado ao banco de dados. Esse banco de dados possui todas as informações referente a geração de resíduos ao longo do ano. Bem como as informações pertinentes de quem tratou, qual a destinação dada aos resíduos, quanto custou e etc.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.