Por que empresas sustentáveis atraem investidores nas bolsas?

14/09/2020

As empresas sustentáveis atraem investidores porque focam tanto nos retornos sociais e ambientais quanto nos financeiros. Hoje, investidores buscam se associar a empresas que consigam demonstrar que tem preocupação com sustentabilidade e com os impactos que geram na sociedade.

Para atrair capital, essas organizações devem minimizar seus potenciais impactos negativos, impulsionar o efeito positivo do seu negócio na sociedade enquanto aumentam o seu retorno financeiro. A responsabilidade social, ambiental e os aspectos de governança corporativa, hoje, são fatores primordiais para que muitos investidores decidam se aplicarão seus fundos ou não em determinada organização.

Esse novo “meio de fazer negócio” tem feito com que diversas empresas focassem não só no lucro, mas também em temas ligados à sustentabilidade e aos benefícios para a sociedade como um todo. Neste artigo vamos entender melhor sobre esse tema. Confira!

O que é empresa sustentável?

A sustentabilidade nas empresas, ou melhor, a sustentabilidade empresarial é um conceito que abrange as questões ambientais, sociais e econômicas. Afinal, ser sustentável significa ter a capacidade de se sustentar economicamente, socialmente e ambientalmente.

A sustentabilidade nas empresas passou a ser um fator competitivo no mercado de investimentos. As empresas sustentáveis atraem investidores porque demonstram a capacidade de integrarem as questões ambientais, sociais e econômicas. Com isso, consequentemente, conseguirão reduzir as incertezas do mercado e aumentar os seus lucros.

Empresa sustentável é aquela que colabora com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida e que deixa uma contribuição positiva no progresso da humanidade.

Para ser sustentável, a organização deve desenvolver e implementar práticas que não esgotem recursos naturais e que garantam a continuidade dos objetivos permanentes da empresa, de seus colaboradores, de seus fornecedores, de seus acionistas e da sociedade em geral.

Empresas sustentáveis devem:

Como ser sustentável e atrair mais investidores?

Tornar sua empresa sustentável é muito menos complicado do que a princípio pareça ser. Adotar ações simples, como investir em reciclagem, coleta seletiva, adotar documentação eletrônica ou mesmo gerenciar seus resíduos são capazes de transformar o seu negócio, bem como sua relação com os clientes e a comunidade.

Conheça práticas simples para tornar sua empresa sustentável:

1. Invista em coleta seletiva e reciclagem

A coleta seletiva e reciclagem são práticas sustentáveis que têm sido decisivas para poupar o meio ambiente e a saúde pública, além de ser um incentivo social.

Entre as vantagens da coleta seletiva e reciclagem, está à diminuição do volume de resíduos e o seu reaproveitamento. Há, também, menos exploração dos recursos naturais e o aumento da vida útil dos aterros sanitários.

2. Crie práticas sustentáveis na empresa

As práticas sustentáveis além de melhorar a imagem da sua empresa, diminuem os impactos ambientais das suas atividades, reduzem os custos de produção e do produto final. Alguns exemplos dessas práticas são: a diminuição do consumo de papéis e de matérias descartáveis dentro da empresa; a redução do consumo de energia e água.

3. Crie processos com transparência

Para tornar sua empresa sustentável é fundamental manter processos transparente para o público. A organização deve demonstrar para os seus clientes, sociedade, acionistas, enfim, partes interessadas, os resultados de seus processos sustentáveis e como são realizados e monitorados.

Exemplos de transparência têm os relatórios de sustentabilidade, as certificações ambientais, selos verdes, marketing verde, etc.

4. Adote documentação eletrônica

Ao adotar um sistema de documentação eletrônica, é possível, reduzir não só o consumo de papel, mas também economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de agilizar buscas e economizar tempo. Os sistemas eletrônicos permite, também, o envio dos documentos para órgãos fiscalizadores, fornecedores, etc..

O sistema eletrônico da VG Resíduos controla e gera automaticamente todos os documentos importantes obrigatórios por leis ambientais, como o MTR, CADRI, CDF, FDSR, Ficha de Emergência, Licenças ambientais e CONAMA 313.

5. Gerencie os resíduos

Com a gestão de resíduos estabelecida a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais. Haja vista, que é necessário definir estratégias de redução da geração de resíduos, no reuso e reciclagem.

Por meio de uma gestão eficiente, as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade.

6. Busque fornecedores sustentáveis e homologados

É importante buscar fornecedores que praticam ações sustentáveis em suas atividades, cumpram com a legislação e tenham responsabilidade socioambiental.

A gestão de fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto/serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca.

A plataforma da VG Resíduos permite a busca e escolha de fornecedores homologados e, que possuam documentos e licenças ambientais exigidas, para afastar impactos ambientais e preservar a imagem da empresa.

7. Respeite as leis ambientais

A preocupação com questões ambientais e a necessidade de uma produção mais sustentável fez com que as leis ambientais e a fiscalização pelos órgãos ambientais tornassem mais rígidas.

Para tornar sua empresa sustentável é importante o cumprimento de todas as obrigações legais. Entre elas:

Investimentos sustentáveis: por que devemos pensar nisso?

Um investimento sustentável consiste em uma aplicação realizada em uma empresa que apresenta bons resultados nos índices de sustentabilidade. Um desses índices é o ISE.

As empresas que buscam investimentos sustentáveis olham os seguintes fatores:

Você ainda pode ter dúvidas se é vantajosos investir em sustentabilidade. Pois bem, as boas ações de governança, responsabilidade social e ambiental ajudam organizações a obterem o sucesso longo prazo.

Como um software de gestão contribui para ser sustentável?

O uso de um Software de Gestão especializado pode ser o ideal para reduzir impacto ambiental que as empresas geram, e controlar o cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança. Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word.

Pensando nisso a VG Resíduos desenvolveu um software em que todos os envolvidos na gestão ambiental podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Os benefícios em ter um software da VG Resíduos para ser sustentável são inúmeros, entre eles:

Sendo assim, o índice ISE avalia a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. Através das práticas adotadas pelas empresas para fazerem parte das empresas B3 a organização melhora o equilíbrio ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Está claro que empresas sustentáveis atraem investidores. Para integrar essas ações a implantação da gestão ambiental demonstra ser promissora. A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.