Passo a passo para adquirir a Certificação B para sua empresa

30/07/2021

Sua empresa sabe como adquirir a Certificação B?A tendência na governança corporativa - que levou ao crescimento do pensamento de “resultado triplo” - alimentou o surgimento de uma nova forma organizacional: a Certificação B.

A visão das corporações americanas mudando. Se até a pouco tempo o modelo econômico era pautado em práticas de governança corporativa, vinculada com o objetivo dos negócios e a maximização do valor para o acionista, hoje esta visão tem ficado cada vez mais para trás.

O século XXI tem sido marcado por um aumento da ênfase em outros valores das partes interessadas, particularmente as preocupações sociais e ambientais.

Neste post, nós entenderemos melhor sobre a Certificação B, bem como suas vantagens e como adquirir a Certificação B para sua empresa. Acompanhe!

Empresa B, Sistema B ou Certificação B: são similares?

Sim! As organizações que recebem a certificação B, se tornam Empresa B e assim, passam a compor o Sistema B.

As empresas registradas como B devem obter uma pontuação mínima na Avaliação de Impacto, uma avaliação do impacto da empresa em seus trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente. Eles também devem tornar seu Relatório de Impacto B - o detalhamento da avaliação - transparente por meio do Sistema B.

Tornar-se um B corp permite que as empresas mantenham sua missão social, ao mesmo tempo que permite a expansão dos negócios. Como têm fins lucrativos, a empresa pode crescer e arrecadar dinheiro, embora ainda mantenha um padrão socialmente responsável.

O que é Certificado B e quais vantagens para sua empresa?

A certificação da B Corporation ajuda as empresas a agirem como uma força do bem, ao mesmo tempo que ajuda os investidores a selecionar organizações que se alinham com seus valores. Para os aventureiros e viajantes que estão por aí, esse credenciamento significa que podem confiar que atendem a padrões rigorosos de impacto socioambiental positivo.

Algumas das principais vantagens de iniciar uma empresa B são:

O que são empresas do setor B e por que adotar o selo B Corp?

Empresas do setor B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro. Eles são legalmente obrigados a considerar o impacto de suas decisões sobre seus funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. Esta é uma comunidade de líderes, impulsionando um movimento global de pessoas usando os negócios como uma força do bem.

Passo a passo para adquirir a Certificação B para sua empresa

Basicamente, existem 07 passos para sua empresa adquirir a Certificação B

1. Conclua a avaliação de impacto B Para se tornar um B Corp, você deve preencher a Avaliação de Impacto B. Trata-se de uma ferramenta gratuita e confidencial, desenvolvida para ajudá-lo a medir e gerenciar o impacto positivo de sua empresa em relação aos trabalhadores, comunidade, consumidores e meio ambiente.

Esta ferramenta inclui uma análise detalhada de como sua empresa interage com seus públicos de interesse: governo, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.

2. Questionário de divulgação e setores controversos Além de preencher a Avaliação de Impacto B, a empresa deve declarar a relação que mantém com setores ou práticas controversas ou negativas.

Embora a Avaliação de Impacto B se concentre principalmente na avaliação do impacto positivo de uma empresa, qualquer impacto negativo significativo é considerado por meio do Questionário de Divulgação, da verificação de antecedentes e de um canal público para reclamações.

O Questionário de Divulgação permite que a empresa compartilhe com o B Lab de forma confidencial qualquer prática sensível, penalidades ou sanções recebidas pela empresa ou seus parceiros.

As respostas do Questionário de Divulgação não afetarão o resultado numérico obtido na Avaliação de Impacto B, porém pode exigir mais transparência, remediação ou mesmo implicar na paralisação do processo de certificação. Para obter mais informações sobre o Questionário de divulgação, clique aqui.

3. Enviando Avaliação de Impacto B para revisão Concluída a Avaliação de Impacto B, a empresa deve obter uma pontuação de no mínimo 80 pontos para enviar sua avaliação para análise e, assim, iniciar formalmente o processo de certificação.

4. Análise de elegibilidade Nesta etapa, o Sistema B confirma que a empresa cumpriu os requisitos básicos para fundamentar a Certificação de Empresa B e os requisitos adicionais dependendo das características da Empresa.

5. Pagamento inicial Finalizada esta primeira etapa denominada Elegibilidade Inicial (também conhecida como Diagnóstico), a empresa deverá efetuar o Pagamento Inicial para iniciar formalmente o processo de Certificação. Este pagamento inicial não reembolsável corresponde a 30% da taxa anual de certificação, avaliada de acordo com o faturamento anual da empresa.

6. Verificação Após concluir a Avaliação de Impacto B, tendo alcançado 80 pontos ou mais, a empresa pode solicitar o processo de certificação.

Assim que a avaliação de impacto B é enviada para revisão, cada empresa passa por uma avaliação inicial antes de fazer a verificação com o Laboratório B.

Para iniciar o estágio de verificação, documentos e evidências são necessários para apoiar as práticas, políticas e processos relatados na Avaliação de Impacto B.

Se após a verificação a empresa ainda permanecer com 80 pontos é elegível para se tornar um Certified B Corp pagando uma taxa anual e assinando o compromisso com o B Lab. Todas as empresas estão sujeitas a uma revisão do site possível e aleatória. Além disso, existem empresas que devem ter uma Revisão do Site obrigatória, sendo determinada na fase de Elegibilidade Inicial.

7. Taxa anual O custo da certificação deve ser pago anualmente e varia de acordo com o faturamento anual da empresa. Após a conclusão do processo e obtenção da certificação, os restantes 70% da taxa são pagos conforme estabelecido no início do processo.

Como interfere na Gestão Ambiental e Gestão dos Resíduos?

A maioria das empresas gera diferentes tipos de resíduos líquidos e precisa garantir que eles sejam descartados da maneira correta. Esses resíduos podem incluir qualquer coisa, desde ácido e água de lavagem a graxa e óleos. Existem regulamentações muito rigorosas no Brasil sobre como os resíduos podem ser descartados, O lançamento inadequado pode incorrer em multa e crime ambiental.

É responsabilidade de cada empresa garantir que os resíduos gerados em sua propriedade sejam descartados dentro do prazo.

A gestão de resíduos envolve a coleta regular, transporte, bem como processamento e descarte ou reciclagem e monitoramento de diferentes tipos de materiais residuais. Esses serviços podem economizar uma quantia considerável de dinheiro para a sua empresa e também podem evitar que o meio ambiente seja prejudicado.

Assim, é de extrema importância a adoção de práticas e sistemas que favoreçam a correta gestão ambiental e gerenciamento dos resíduos gerados, bem como de suporte ao Gestor para que todos os processos sejam bem elaborados, executados e monitorados, garantindo a obtenção e manutenção do certificado B àquela organização.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gestor ambiental?

Desenvolver uma gestão de resíduos eficiente pode parecer complicado, burocrático e até cansativo. Mas é fundamental para garantir o máximo reaproveitamento de todos os rejeitos, ainda aqueles com pouca viabilidade técnica ou econômica para a reciclagem (como os resíduos hospitalar, por exemplo).

Para as organizações, a gestão é essencial para evitar prejuízos financeiros, preservar a imagem e principalmente minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos que suas atividades podem causar.

As empresas têm aderido ao software VGR Gestão de resíduos online como uma ferramenta capaz de fazer a gestão eficiente de resíduos. O software centraliza as informações e possibilita uma gestão mais estratégica do processo.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.